Química Verde: Rota Alternativa e Sustentável para a Produção do Compósito Pani-Magnetita

Autores

  • Eryza Guimarães de Castro Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Caroline Zanotto Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Patrícia Teixeira Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210018

Palavras-chave:

sustentabilidade, caracterização, síntese verde

Resumo

Novos materiais estão sendo amplamente pesquisados buscando rotas alternativas e sustentáveis de sintétese. As aplicações tecnológicas mais limpas, com menor geração de resíduos, menor consumo de matérias primas e energia, são o foco de muitos trabalhos que objetivam encontrar materiais com maior desempenho para as funções a que se destinam, como em sensores eletroquímicos, adsorção de contaminantes, capacitores. Neste contexto, este trabalho apresenta uma rota sintética alternativa para produção de um compósito entre Pani e magnetita. Todo o processo da rota sintética foi analisado sob a perspectiva e a ferramenta dos princípios da química verde, para evidenciar o quão sustentável pode ser esse novo material. Uma análise dos custos de produção também foi elaborada. Obteve-se um compósito com características espectroscópicas, estruturais e morfológicas próprios do compósito Pani-Fe3O4, bem evidenciado pelo difratometria, e também  com propriedades magnéticas. Obteve-se o Ms de 1,57 emu/g, que evidencia um potencial para aplicações em dispositivos eletroquímicos, adsorção de contaminantes, capacitores. Construindo as tabelas da métrica para a síntese, seguindo os critérios e classificação de todas as substâncias envolvidas e seus riscos para o meio ambiente, saúde e riscos físicos, obteve-se a Estrela Verde (EV) com um índice de preenchimento de estrela IPE de 60 %, sendo satisfatório para princípios sustentáveis e indicando em quais aspectos ainda é possível melhorar a rota sintética. 

Biografia do Autor

Eryza Guimarães de Castro, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora adjunta no Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro Oeste.  Mestre e Doutora em Química Inorgânica, tenho atuado na sintese e caracterização de novos materiais, baseados em polimeros semicondutores e óxidos de metais de transição. Faz parte também da minha linha de pesquisa o estudo da aplicação desses materiais em dispositivos eletroquímicos, catalise, entre outros.

Caroline Zanotto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutoranda em Química

Patrícia Teixeira Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora adjunta da UTFPR-PB, Bacharelado em Química (UFSC, 1998) Mestrado em Ciência dos Alimentos (UFSC, 2001) Doutor em Química (UFSC, 2005)
Atua nas linhas de pesquisa Biopolímeros em solução, caracterização físico-química e reológica. Utilização de matrizes poliméricas para incorporação de agentes ativos.





Downloads

Publicado

14-04-2021