Degradação de corante têxtil utilizando o Processo Oxidativo Avançado Foto-Fenton e Foto-Fenton Solar

Autores

Palavras-chave:

Efluente têxtil, Foto-Fenton, Radiação Solar.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do processo Foto-Fenton assistido por luz artificial e solar aplicado no tratamento de efluente têxtil. Para o estudo com radiação solar foi projetado e construído um reator solar do tipo CPC, e a eficiência do tratamento foi analisada em termos de remoção de cor, demanda química de oxigênio (DQO) e varredura espectral das amostras.

Os resultados obtidos mostraram que o processo Foto-Fenton foi eficiente na descoloração do efluente, com destaque para o estudo conduzido por luz solar que em todas as condições operacionais de trabalho apresentou taxas de remoção superior a 90%. Em termos de DQO, a melhor eficiência foi obtida quando :1250 mg.L-1 e :62,5 mg.L-1 apresentando taxas de 85,40% e 50,20% para o processo com luz artificial e solar respectivamente.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Carvalho França, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Química Inorgânica - UFPI.

José Machado Moita Neto, Universidade Federal do Piauí

Aposentou-se como professor titular da Universidade Federal do Piauí em 2016 mas continuou pesquisando e orientando teses e dissertações no programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI como professor voluntário.

Maria Alexsandra de Sousa Rios, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunto, classe C, Nível 2 da Universidade Federal do Ceará - Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica - CT/Fortaleza.

Alexandre Diógenes Pereira, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Química pela Universidade Estadual do Piauí.

Marcos Antonio Tavares Lira, Universidade Federal do Piauí.

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2015) e  Professor Adjunto do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí.

Leonardo Madeira Martins, UNINOVAFAPI - Teresina, Piaui

Gestor Ambiental graduado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Mestre e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

José Milton Elias de Matos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor no Departamento de Química da Universidade Federal do Piaui. É consultor Ad hoc da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piaui) e da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e tecnologia do Estado de Pernambuco). 

José Luiz Silva Sá, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Professor adjunto-III da Universidade Estadual do Piauí, Campus Teresina. É membro do Programa de Pós-Graduação em Química -PPGQ- da Universidade Estadual do Piauí e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Humana e Animal - MPBiotec.

Carlos Ernando da Silva, Universidade Federal do Piauí

Professor Titular do Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento da Universidade Federal do Piauí desde 2008. Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Biênio 2020-2022)

Publicado

01-05-2021