Isomerização do Metil-Eugenol Catalisada por [RuCl2(PPh3)3] em Atmosfera de CO2 em Diferentes Temperaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210021

Palavras-chave:

Isomerização, Metil-eugenol, Catálise homogênea, Rutênio

Resumo

Utilizou-se o complexo diclorotristrifenilfosfinarutênio(II) como iniciador em reações de isomerização do metil-eugenol à metil-isoeugenol, sob atmosfera controlada. As reações ocorreram por 24h in atmosfera de CO2 como sendo um sistema alternativo de atmosfera sem oxigênio, em temperaturas de 25, 50 e 75 °C, com proporção de catalisador/substrato de 1:100 mol. Ao término de cada experimento, uma alíquota da mistura reacional foi retirada e analisadas por CG-EM. Observaram-se cerca de 85% de conversão e 75% de seletividade, quando os experimentos foram realizados na temperatura de 50 °C. 

Biografia do Autor

Alexandre Diógenes Pereira, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Licenciatura Plena em Química (UESPI).

Aline Aparecida Carvalho França, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Química

Kerlane Alves Fernandes, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Química pela UFPI. Tem experiência na área de Química com ênfase em química analítica, e atuou como bolsista DTI/CNPq pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM-PI) trabalhando com o seguinte tema de pesquisa: Avaliação da contaminação dos recursos hídricos subterrâneos de abastecimento doméstico no Estado do Piauí. Desde de 2016 é Técnica de Laboratório em Química na UFMA. Atualmente mestranda em Química pela UESPI

Ana Karina Borges Costa, Universidade Estadual do Piauí.

Graduada em Química pela Universidade Estadual do Piauí (2017). Experiência profissional em laboratório de analises físico-químicas pela empresa Foncepi Comercial Exportadora LTDA (2017-2019). Mestrado em andamento pelo Programa de pós-graduação em química da Universidade Estadual do Piauí. 

Sâmia Dantas Braga, Universidade Estadual do Piauí

ossui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (2015), e pós-graduação a nível de Mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2018). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente na síntese de copolímeros via ROMCP.

Thais Teixeira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2016). Mestre em Química pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2019) - Área de concentração: Síntese Orgânica e Bioprospecção Fitoquímica. Desenvolveu pesquisas na área de Catálise Homogênea e avaliação do potencial toxicogenético por meio do teste SMART (Teste de Mutação e Recombinação Somática) em Drosophila melanogaster.

Vanessa Borges Vieira, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Química, e Mestre em Química, ambos pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), possui experiência na área de Química, atuando em sínteses de compostos orgânicos via metátese de olefinas, com ênfase em autometátese a partir de compostos naturais.

Jose Luiz Silva Sa, Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Licenciatura plena em química pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Quimica pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (2008) e doutorado em Ciências (Química ) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor adjunto-III da Universidade Estadual do Piauí, Campus Teresina. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Polimerização via ROMP, síntese de compostos orgânicos via metátese de olefinas a partir de compostos sintéticos ou naturais.

Downloads

Publicado

16-04-2021