Farmácia, Química e a Qualidade de Vida

Autores

  • Vitor Francisco Ferreira Universidade Federal Fluminense Faculdade de Farmácia Departamento de Tecnologia Farmacêutica
  • Patricia Garcia ferreira Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Farmácia, Departamento de Tecnologia Farmacêutica, 24241-000, Niterói-RJ, Brasil.

Palavras-chave:

interdisciplinaridade em saúde, desenvolvimento sustentável, C&T&I na longevidade

Resumo

Esse artigo é uma contribuição para o entendimento de três aspectos da ciência moderna. É preciso entender qual o papel da Química e da Farmácia e como contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Os farmacêuticos são profissionais formados em Farmácia e que podem trabalham em diversas áreas envolvidas na qualidade de vida como saúde (diversas áreas clínicas e hospitalares), preparo de medicamentos nas indústrias farmacêuticas e farmoquímicas (desenvolvimento de medicamentos genéricos e inovadores, controle de qualidade, assuntos regulatórios, controle microbiológico, marketing, entre outros), laboratórios de análises clínicas, indústrias de alimento (controle, desenvolvimento, marketing, assuntos regulatórios, produção e análise de alimentos, entre outros) e ensino de formação de profissionais farmacêuticos para o mercado. O profissional da Química é o profissional capaz de planejar e realizar transformações químicas por métodos que controlam a formação dos produtos em diversas áreas tais como, produção de farmoquímicos, petróleo, cosméticos, polímeros, tinta, pigmentos, nanomateriais, alimentos, biocombustíveis, análises de bebidas e controle de qualidade. Já a qualidade de vida é um termo abrangente e de difícil definição, mas cuja percepção é um senso comum de que é preciso ter saúde física e mental, qualidade ambiental e qualidade sócio-econômica.

Biografia do Autor

Vitor Francisco Ferreira, Universidade Federal Fluminense Faculdade de Farmácia Departamento de Tecnologia Farmacêutica

É graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – IQ (1976), possui Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – NPPN (1980), é Doutor em Química Orgânica – University of California San Diego (1984) – e possui pós-doutorado pela University of Oklahoma (1997). Trabalhou na Bayer do Brasil em 1980 como Químico do Setor Azo Corante. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal Fluminense. É ainda pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado (CNE) desde sua primeira edição e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi admitido em 2009 na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe de Comendador. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) por duas vezes e Presidente da referida sociedade em 2012-2014. Atualmente é membro do conselho consultivo da SBQ. Tem vasta experiência em Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica voltado para o desenvolvimento de novas metodologias assimétricas e moléculas bioativas nas áreas de câncer, tuberculose e doença de Chagas. Seus trabalhos em química envolvem principalmente os seguintes temas: carboidratos (monossacarídeos), heterociclos, nucleosídeos, diazocompostos, heterociclos e naftoquinonas. Em 2011 recebeu a Medalha Walter Baptista Mors da SBQ-Rio de Janeiro pela sua contribuição à Química Fluminense, e em 2013 recebeu a Medalha Lavoisier do CRQ – 3a Região (RJ/ES). Em 2013 foi homenageado pela Sociedade Portuguesa de Química em reconhecimento às suas valiosas contribuições em prol do estreitamento de relações científicas entre o Brasil e Portugal. Em 2014 foi indicado como Fellow da Royal Society of Chemistry. Adicionalmente, o prof. Vitor Ferreira é autor e coautor de mais de 315 artigos científicos publicados em vários periódicos internacionais, 10 patentes, 4 livros e 7 capítulos de livros, mais de 90 comunicações em congressos nacionais e internacionais, ministrou várias conferências nacionais e internacionais, e foi editor do periódico Química Nova. Atualmente é editor associado da Revista Virtual de Química e possui no Google Acadêmico 7618 citações, índice h de 45 e índice dos últimos 10 anos (i10) de 192, http://lattes.cnpq.br/0845421586641237.

Patricia Garcia ferreira, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Farmácia, Departamento de Tecnologia Farmacêutica, 24241-000, Niterói-RJ, Brasil.

Concluiu a graduação em farmácia em 2012 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo atuado na área de Tecnologia Farmacêutica durante este período. Foi estagiária no ano de 2012 da FIOCRUZ, no setor de Farmanguinhos realizando atividades relacionadas a Gestão e Prospecção Tecnológica para Tuberculose. No ano de 2015, realizou mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF) sob orientação da Prof.a Dr. a Débora Omena Futuro, com enfâse em desenvolvimento de formulações farmacêuticas, reologia e análises sensorial. No ano de 2019, finalizou o doutorado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde da UFF sob orientação do Prof. Dr. Vitor Francisco Ferreira, atuando na área de síntese de moléculas potencialmente bioativas para esporotricose e no desenvolvimento de formulações farmacêuticas nanoestruturadas. Atualmente conduz estágio pós-doutoral na UFF sob supervisão do Prof. Dr. Vitor Francisco Ferreira atuando no desenvolvimento de nanopartículas lipídicas sólidas de moléculas potencialmente bioativas

Publicado

01-05-2021