NOVA TECNOLOGIA PARA REMOÇÃO DE ENXOFRE DE ÓLEO COMBUSTÍVEL A PARTIR DO XISTO

Andréa Borgatto Appolinario Drabecki, Mayara Regina Fornari, Juliana Schultz, Tassya Thaiza da Silva Matos, Antonio Salvio Mangrich

Resumo


A preocupação com a contaminação ambiental por gases contendo enxofre aumentou a legislação restritiva sobre combustíveis. O principal processo usado para remover o enxofre dos óleos combustíveis é a hidrodessulfuração, entretanto, devido algumas restrições, novos processos alternativos estão sendo estudados, como a adsorção. O óleo combustível de xisto para a industrialização precisa reduzir o teor de enxofre para menos de 1,00% em peso. Neste trabalho, os materiais adsorventes foram produzidos com dois subprodutos do processamento de xisto: xisto retortado (XR - rocha após o processamento) e finos de xisto (FX - tamanho de grânulo menor que o usado no processo) para remoção parcial de compostos de enxofre do óleo de xisto. Estes materiais foram produzidos a 350 °C e 600 °C, em duas granulometrias diferentes e com CuCl2 e CuSO4 como fonte de Cu (II). A caracterização foi realizada por análise elementar, métodos térmicos e espectroscópicos. Foram realizados testes de adsorção com esses materiais e a determinação do teor de enxofre no óleo combustível de xisto. A deposição total de cobre no material preparado variou de 1,80 a 8,13% em peso. A capacidade dos materiais adsorventes preparados variou de 0,05 a 0,16 mg S g-1 do adsorvente.

Palavras-chave


Adsorção; Dessulfuração; Óleo combustível de xisto; Pirólise



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online