Identificação e caracterização de espécies de Bauhinia por impressões digitais espectroscópicas e espectrométricas

Karlos Eduardo Pianoski, João Fábio Turco, Kelly Cristina Nogueira Soares, João Benhur Mokochinski, Isis Kaminski Caetano, Fabiano Rosa da Silva, Yohandra Reyes Torres

Resumo


As espécies do gênero Bauhinia são plantas medicinais com relevantes propriedades diuréticas, digestivas, anti-inflamatórias, analgésicas, sendo popularmente usadas no tratamento da hipertensão e do diabetes. As plantas deste gênero são conhecidas como "pata-de-vaca" devido ao formato de suas folhas; essa similaridade morfológica entre espécies e/ou subespécies torna sua diferenciação taxonômica um desafio. Buscando uma ferramenta auxiliar para discriminar espécies de Bauhinia, as impressões digitais espectroscópicas e espectrométricas dos extratos das folhas foram comparadas usando a análise de componentes principais (PCA). As amostras foram diferenciadas de acordo com o tipo (comercial ou in natura), região de origem e espécies. A análise sugeriu que as amostras comerciais eram uma mistura de diferentes espécies de Bauhinia. Desta forma, o PCA ajudou na autenticação de amostras comerciais e in natura, rastreabilidade de origem e também na classificação taxonômica. Além disso, ensaios de atividade anti-radicalar foram estatisticamente maiores para amostras in natura (p<0,05), sugerindo que essa atividade diminui durante o armazenamento na prateleira.


Palavras-chave


Bauhinia, Pata-de-Vaca, Perfil Metabólico, Propriedade Farmacológica



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online