Uma exposição científica para se “apaixonar pela química”: um estudo sobre o papel dos objetos expositivos

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica. Poema. Ensino de Química.

Resumo

O incentivo e a ampliação do acesso à ciência são temas de intensa discussão entre educadores, especialmente entre aqueles que defendem o conhecimento científico como fundamental para o exercício pleno da cidadania. Nessa direção, os objetos expositivos ocupam papel fulcral em mostras, museus e demais atividades de divulgação da de ciência, sendo também fonte de contemplação, estímulo ao raciocínio e interatividade. De tal forma, este trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes sobre os objetos em exposição, bem como seu papel na interpretação do conjunto expositivo. Tais objetos foram planejados e desenvolvidos especificamente para uma exposição científica denominada “O químico apaixonado”, realizada com 28 estudantes de química de uma universidade pública brasileira. A exposição permitiu diferentes interações dos participantes, sendo este um fator de engajamento. Tal fator está provavelmente associado à boa percepção e à compreensão dos objetos expositivos, bem como a capacidade de associá-los aos versos do poema. Esta consideração tem por base as avaliações de cada objeto realizadas pelo público participante.

Publicado

01-05-2021