Caracterização e Avaliação da Capacidade Adsortiva de Carvões Elaborados com Bananas

Autores

  • Pércia Graczyk Souza Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1338-2709
  • Tadeu Miranda Queiroz Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José Wilson Pires Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Musa spp., adsorção, Cloreto de sódio, água.

Resumo

Neste trabalho foi caracterizado e avaliado a capacidade remoção de cloreto de sódio de carvões adsorventes feitos com bananas, comparando-os com um carvão comercial. Foram utilizados carvões elaborados com bananas adquiridas no período de seca e chuva, verdes e maduras, nas composições de casca, polpa e casca com polpa, para caracterizá-los pelas variáveis: umidade, cinzas, rendimento, pH, condutividade, grupos funcionais, adsorção de azul de metileno e número de iodo. Os testes de adsorção de cloreto de sódio foram realizados com soluções de 20, 50 e 100 mg L-1, mantendo constante o pH característico da solução, frequência da mesa agitadora (80 rpm), temperatura (25 °C) e tempo de contato (2 horas). O período de aquisição dos frutos não influenciou na caracterização dos adsorventes. Foi constatada diferenças entre os parâmetros avaliados dos carvões que diferiam a maturação das bananas e a composição dos materiais utilizados como precursores dos adsorventes. Nos testes de adsorção, o carvão comercial removeu quantidade de cloreto superior à promovida pelos carvões de bananas. Entretanto, os carvões de bananas apresentaram maior capacidade adsortiva de sódio quando comparados com o carvão comercial, demonstrando seu potencial adsortivo associado à alternativa de reaproveitamento e consequente redução de acúmulo de resíduos dessa natureza.

Biografia do Autor

Pércia Graczyk Souza, Universidade Federal do Paraná

Engenheira de Alimentos e Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Têm experiência na área de Engenharia de Alimentos com ênfase em desenvolvimento de produto adsorvente utilizado para remoção de impurezas da água. Atualmente é Doutoranda em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando na área de processos de separação e extração de compostos bioativos de matrizes vegetais utilizando solventes verdes.

Tadeu Miranda Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e Agrárias. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). É membro Titular do Comitê de Assessoramento Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação (LEEI) em Sobral-CE; membro associado do Instituto de Inovação Tecnológica na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) em Fortaleza-CE; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) em Piracicaba-SP; revisor da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI); revisor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIAMBI). Atua na área de recursos hídricos e irrigação, automação e controle agroindustrial.

José Wilson Pires Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências, área de concentração Físico-Química pela Universidade de São Paulo-USP/ Instituto de Química de São Carlos-IQSC. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. Tem experiência nas áreas de Biofísica Molecular ( análise estrutural de Hemoglobinas, dissociação e desnaturação de proteínas oligoméricas na presença de surfactantes como CTAC e SDS usando as seguintes técnicas: Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS), Dicroísmo Circular (CD), Microcalorimetria Diferencial de Varredura (DSC), Espalhamento de Raio-X a Baixo Ângulo (SAXS), Absorção óptica e Fluorescência), Pesquisa em Ensino de Ciências (Análise de Objetos de Aprendizagem (OA) e Desenvolvimento OA ) e Análises Físico-Química de Alimentos. Desenvolvendo pesquisas na área de Análises Físico-Química de Alimentos, atualmente, nos seguintes temas: extração, quantificação de proteínas, carboidratos, lipídeos em alimentos e áreas afins. Na área de Ensino de Ciências, atualmente, desenvolve pesquisas com foco no Desenvolvimento e Análise de Objetos de Aprendizagem, no âmbito do ensino básico e superior e formação continuada de professores com uso de tecnologias digitais. Além disso, é Professor do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, UNEMAT, Barra do Bugres, ocupando atualmente o cargo de coordenador do PPGECM (triênio 2018-2021).

Publicado

28-08-2020