Estimativa da Incerteza de Medição Analítica para Quantificação de Carbamato de Etila em Cachaça por ID GC-MS Recalculada com Base em Conceitos Metrológicos e Estatísticos Consistentes

Autores

Palavras-chave:

Incerteza de medição analítica, Função de medição, Incerteza de calibração, Lei de propagação de incertezas – LPI, Metrologia química.

Resumo

Nesse trabalho, recalculamos com base em conceitos metrológicos e estatísticos consistentes, a incerteza analítica da determinação da concentração de carbamato de etila em cachaça usando cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas com diluição isotópica (ID GC-MS) como foi apresentado no artigo publicado na Quimica Nova 2010, 33, 1578.  Quatro planilhas Excel foram elaboradas, apresentado o cálculo da incerteza-padrão combinada do mensurando a partir de quatro funções de medições diferentes, mas equivalentes, levando ao mesmo valor, e uma quinta planilha apresentando o ajuste bivariado da curva de calibração, todas disponíveis como material suplementar.  Esse material é muito útil para o ensino da estimação da incerteza de medição aos estudantes de graduação de vários cursos.

Biografia do Autor

Welington Ferreira de Magalhães, UFMG

Doutor em Química Nuclear (Chimie Nucléaire) pela Université Louis Pasteur, Strasbourg I e pelo Centre de Recherches Nucléaires de Strasbourg - CRNS do Centre Nationale de la Recherche Scientifique - CNRS (out.1983 - nov.1987). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (jan.1990 - atual). Mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (mar.1980 - ago.1983). Bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976-1979). Técnico em Química pelo Colégio Técnico da UFMG (1973-1975). Experiência: Publicou 48 artigos em periódicos especializados e 58 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 4 livros publicados. Ministrou 28 Cursos de curta duração em Metrologia Química. Orientou 1 dissertação de mestrado, orientou 3 teses de doutorado e co-orientou 2 teses de dotorado nas áreas de Química e Engenharia Química. Atua na área de Química, sub-área Físico-Química com ênfase em: (1) Química Nuclear e Radioquímica: espectroscopias de aniquilação de pósitrons (EAP), desenvolvimento de modelo para a formação de positrônio e caracterização nanoestrutural de materiais poliméricos e vitrocerâmicos. Também atua na sub-área Química analítica: (2) Metrologia Química: Cálculo de incerteza de medições químicas (incerteza analítica) e validação de procedimentos analíticos. Em suas atividades profissionais interagiu com 65 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Colabora com assessoria em Metrologia Química para o LANAGRO-MG MAPA de setembro 2006 até o presente, visando a validação de procedimentos analíticos em alimentos. Co-autor, revisor técnico-científico do "Manual de garantia da Qualidade Analítica - Resíduos e Contaminantes em Alimentos" para o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes - PNCRC Animal" do MAPA.

Publicado

01-05-2021