OCORRÊNCIA, BIOSSÍNTESE, SÍNTESE E APLICAÇÕES DE S-GLICOSÍDEOS: UMA VISÃO GERAL

Romário Jonas de Oliveira, Bruna Martins Guimarães, Rayane de oliveira Silva, Luis Eduardo Gomes de Holanda, Clécio Souza Ramos, Juliano Carlo Rufino Freitas, João Rufino de Freitas Filho

Resumo


Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes que desempenham papéis fundamentais em muitos processos biológicos. Na química dos carboidratos, o S-glicosídeo é uma molécula orgânica na qual o açúcar é ligado a outro grupo funcional por meio de uma ligação glicosídica. Nos últimos anos, houve um avanço na síntese e aplicações de S-glicosídeos. Apesar de sua química desafiadora, os S-glicosídeos desempenham papel fundamental no desenvolvimento da química de moléculas biologicamente ativas. Nesta revisão, relatamos as ocorrências naturais, biossíntese, diferentes metodologias sintéticas, mecanismos propostos e aplicações de S-glicosídeos.

Palavras-chave


Carboidratos; Tioglicosídeos; Glicosilação.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online