O RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DE CÉLULAS SOLARES DE PEROVSKITA IMPULSIONADO PELA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EXISTENTE EM BASES DE PATENTES E EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE

Lucas Fernandes Aguiar, Tatiana Duque Martins

Resumo


A quantidade de informação disponível sobre perovskita, suas características, métodos de preparo e aplicação em células solares, tanto em periódicos científicos, quanto em patentes é vasta e compreender sua qualidade é fundamental para que haja o avanço tecnológico com impacto sócio-econômico. Este trabalho apresenta uma análise criteriosa da informação existente em bases de patentes e em periódicos científicos, quanto à qualidade e natureza das informações contidas nessas fontes. Por meio da avaliação do fator de impacto dos periódicos e da inserção das patentes por meio de suas citações, foi possível realizar uma análise do impacto que perovskitas exercem na pesquisa e desenvolvimento de células solares. Um paralelo entre o aumento do volume de informação no período de 2004 a 2018 e os acontecimentos científicos caracterizados nas bases de busca é traçado, de modo a identificar as publicações mais relevantes nessa área, no mundo. Utilizando-se a linguagem R, foi possível avaliar o impacto da necessidade de informação, do aumento do número de pesquisas científicas e da real transferência de tecnologia, que resulta em depósitos de patentes que tratam de dispositivos. Gráficos aluviais apresentam o fluxo de desenvolvimento e avanço científico, relacionando a produção científica e tecnológica às principais instituições no mundo.


Palavras-chave


bases de patentes, fator de impacto, RStudio, células solares de perovskita, gráfico aluvial.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online