Avaliação das substâncias fenólicas em rizomas de três espécies de Renealmia L. f.: quantificação, atividade antioxidante e histolocalização

Mário Geraldo de Carvalho

Resumo


A histolocalização das substâncias fenólicas foi feita por técnicas usuais em Anatomia Vegetal. A determinação do teor de fenóis totais e do teor de flavonoides foram realizadas por métodos espectrofotométricos. A atividade antioxidante foi avaliada pelos métodos DPPH, ABTS e FRAP. Todos os extratos avaliados apresentaram capacidade antioxidante; entretanto, os melhores resultados foram para os extratos de R. nicolaioides. Correlação positiva foi encontrada entre o conteúdo total de fenólicos e os ensaios de capacidade antioxidante. Os resultados são inéditos para o gênero em questão e contribuem para novas pesquisas sobre substâncias fenólicas e suas atividades antioxidantes.


Palavras-chave


Fénois totais; Flavonoides; Radicais livres; Histoquímica; Órgãos subterrâneos; Zingiberaceae.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online