Composição química e atividades biológicas do óleo essencial de Peumus boldus (Monimiaceae)

Autores

  • Aniele da Silva Neves Lopes Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET.
  • Isabel Reis Guesdon Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET.
  • Geone Maia Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET.
  • Laiane Souza da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Josiana Moreira Mar Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Edgar Aparecido Sanches Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Jaqueline de Araújo Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.
  • Dominique Fernandes de Moura do Carmo Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia-ICET. https://orcid.org/0000-0002-4937-2521

Palavras-chave:

boldo-do-Chile, larvicida, inseticida, inibição de acetilcolinesterase.

Resumo

O óleo essencial de Peumus boldus, conhecido popularmente como boldo-do-Chile, tem sido muito estudado, pois apresenta em sua composição, monoterpenos que apresentam atividades biológicas como ?-pineno, ?-pineno, ?-terpineno, limoneno, linalol e 1,8-cineol. O presente artigo tem como objetivo caracterizar o óleo essencial de folhas de boldo-do-Chile obtidas comercialmente e avaliar as propriedades larvicida, frente as larvas de Aedes aegypti, inseticida contra Lipaphis erysimi e inibição da acetilcolinesterase, in vitro, pelo método Ellman adaptado, in silico, por simulação computacional de docking. O óleo essencial foi coletado pelo método de hidrodestilação em aparelho de Clevenger e submetidas a análise por CG-EM. Os índices aritméticos foram calculados e as substâncias foram identificadas por análise de espectros de massas e comparação com a biblioteca e literatura. O óleo apresentou rendimento de 1,2% e foi possível identificar 98,44% da composição química, constituído de monoterpenos, monoterpenos oxigenados e compostos aromáticos. Os constituintes majoritários foram ascaridol (35,24%), 1,8-cineol (29,27%), ?-terpineno (18,16%), isoascaridol (3,59%), trans-pent-1-en-4-ol (2,89%) e ?-pineno (1,67%). O óleo essencial apresenta atividade larvicida contra as larvas de A. aegypti (DL50 < 100 ppm) e atividade inseticida frente a Lipaphis erysimi (DL50 < 60 ppm). O óleo essencial não apresentou inibição da enzima acetilcolinesterase, o que foi confirmada pela avaliação in silico das substâncias majoritárias que não apresentaram acoplamento molecular satisfatório. Estes dados corroboraram com a identificação dos constituintes de folhas comerciais de Peumus boldus e suas propriedades biológicas, bem como para o conhecimento do potencial farmacológico desta planta.

Biografia do Autor

Aniele da Silva Neves Lopes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET.

Estudante do curso de graduação em Licenciatura em Ciências: Química e Biologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, unidade do Instituto do Ciências Exatas e Tecnologia - ICET.

Isabel Reis Guesdon, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET.

Professora adjunta na Universidade Federal do Amazonas. Integrante do corpo docente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia desde 2007. Doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Bacharel Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Minas Gerais. Possui experiência na área de Botânica, com ênfase na Taxonomia e Anatomia Vegetal de Malpighiaceae. Iniciou vínculo junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) e ao Programa de Pós-graduação em Botânica da UFV, por meio de co-orientações em nível de mestrado. Busca desenvolver pesquisas em sua especialidade, área da botânica estrutural dedicada a morfoanatomia e histoquímica de estruturas secretoras e exsudados vegetais em espécies da flora amazônica e grupos filogeneticamente relacionados.

Geone Maia Corrêa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET.

 Possui graduação em Química (2004) e Mestrado em Química (2007) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluiu o Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas (ICET-UFAM). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Plantas medicinais da região Amazônica, Óleos essenciais, cromatografia e ensaios biológicos.

Laiane Souza da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016), Mestranda em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica. Atuando principalmente na área de Química de Produtos Naturais com Extração e Caracterização de óleos essenciais e extratos vegetais; na área de Ciência e Engenharia de Materiais com Síntese e Caracterização de sistemas de Nanoencapsulamento de compostos bioativos naturais em nanocápsulas poliméricas biodegradáveis.

Josiana Moreira Mar, Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Possui Técnico em Química pelo Centro de Educação Tecnológico do Amazonas(2013).

Edgar Aparecido Sanches, Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Atua principalmente (i) na SÍNTESE e CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL de POLÍMEROS CONJUGADOS e de NANOCOMPÓSITOS; (ii) no desenvolvimento de NANO/MICROPARTÍCULAS POLIMÉRICAS BIODEGRADÁVEIS para sistemas de encapsulamento de ativos; (iii) na ESTABILIZAÇÃO de SISTEMAS ENCAPSULADOS; (iv) no desenvolvimento de rotas verdes de EXTRAÇÃO de CELULOSE a partir de rejeitos orgânicos; (v) na EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO e ENCAPSULAMENTO de ÓLEOS ESSENCIAIS com propriedades larvicida, inseticida, acaricida, fungicida e bactericida e (vi) na avaliação ANTIOXIDANTE e ENZIMÁTICA de COMPOSTOS BIOATIVOS. Atualmente é professor permanente do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas - DF/UFAM. Credenciado como professor permanente nos Programas de Pós-graduação em Física (PPGFIS), Química (PPGQ) e Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFAM. Também é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFAM (2017-2018). É Coordenador do Laboratório de Polímeros Nanoestruturados (NANOPOL - @nanopol_ufam).

Jaqueline de Araújo Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

Possui graduação em Química (2005), mestrado em Química com área de concentração em Química de Produtos Naturais (2008) e doutorado em Química com área de concentração em Química Orgânica (2014) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua principalmente em química de produtos naturais, caracterização química por Ressonância Magnética Nuclear e Espectrometria de Massas, ensaios de propriedade antioxidante, enzimáticos e antimicrobianos, elaboração de fitoterápicos, tecnologia de alimentos, propriedade intelectual e inovação tecnológica. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/CMC e coordenadora de projeto FIXAM da FAPEAM.

Dominique Fernandes de Moura do Carmo, Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia-ICET.

Dominique Fernandes de Moura do Carmo, professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, na unidade do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, formada em Licencitura e Bacjarelado em Química pela UFAM. Possui mestrado e doutorado na área de Química Orgânica. Trabalha no ensino, pesquisa e extensão, orientando alunos na área de química de produtos naturais e ensino de química.

Publicado

30-04-2020