Aplicação de PLS-DA e FT-MIR na classificação do teor de biodiesel metílico de Macaúba (Acrocomia aculeata)

Lígia Rodrigues Oliveira, Ademar Domingos Máquina, Baltazar Vasco Sitoe, Lucas Gustavo da Costa, Douglas Queiroz Santos, Waldomiro Borges Neto

Resumo


Pesquisas desenvolvidas a partir de métodos quimiométricos podem contribuir para predizer parâmetros de qualidade dos combustíveis. A ANP estabelece a obrigatoriedade da adição de 10% (v/v) de biodiesel ao diesel comercializado no Brasil, tornando crucial o controle analítico desse teor. Frente a isso, há necessidade de se estabelecer ensaios e técnicas mais eficientes, atendendo aos padrões exigidos. Neste trabalho é proposto um método analítico para classificar o teor de biodiesel metílico de Macaúba na mistura com diesel, usando a combinação da Espectrometria MIR e o método quimiométrico PLS-DA. O estudo comprovou a eficiência dessa metodologia analítica, a qual proporcionou resultados adequados às normas padrão estabelecidas. Esta metodologia permitiu uma discriminação correta das amostras de treinamento e teste das classes (B10 e BX), o que sugere a sua implementação no controle de qualidade desse biocombustível quando misturado no diesel, atendendo aos objetivos propostos.

Palavras-chave


Biocombustíveis; Oleaginosas; FT-MIR; Controle de Qualidade; Quimiometria.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online