Aplicação do Planejamento Fatorial e Método da Superfície de Resposta para Otimizar a Produção de Biodiesel Etílico de Óleo de Milho

Ana Paula de Lima, Ana Lucia de Lima, Douglas Q. Santos, Waldomiro B. Neto

Resumo


Neste estudo foram investigadas, aplicando fatorial fracionário e composto central, as variáveis da reação de transesterificação de óleo de milho usando álcool etílico: (i) tempo de reação, (ii) velocidade de agitação, (iii) razão molar etanol: óleo, (iv) tipo de catalisador, (v) concentração do catalisador e (vi)  temperatura. O objetivo é otimizar as condições do processo, a fim de alcançar a máxima eficiência da reação de transesterificação e avaliar o efeito de cada uma das variáveis e as interações entre elas no rendimento. Após a escala de bancada foi realizada a caracterização físico-química do biodiesel etílico obtido de milho por transesterificação alcalina na melhor condição e que se encaixa nos parâmetros analisados de acordo com as especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM) e Comitê Europeu de Normalização (EN).

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130059


Palavras-chave


Biodiesel; transesterificação; planejamento experimental; óleo de milho.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online