Conversão fotocatalítica seletiva do nitrobenzeno em anilina: otimização utilizando a metodologia de superfície de resposta (MSR)

Janile Quaresma Lopes, Raphael Alves Cardeal, Bruno César Barroso Salgado

Resumo


A fotorredução do nitrobenzeno (NBZ) foi realizada para produção de anilina (AN), utilizando o dióxido de titânio como catalisador. Nesse estudo, foi utilizado um reator em batelada para os ensaios fotocatalíticos. Para estudar o efeito da concentração do catalisador, da concentração do substrato e do tempo reacional, o teste ANOVA e o método de superfície de resposta (MSR) foram utilizados via planejamento experimental com ponto central. A concentração do catalisador e o tempo reacional foram as variáveis com influência significativa na conversão do NBZ. No entanto, nenhuma variável foi significativa para a seletividade em AN. Para alcançar o máximo de conversão seletiva (99,99%) as condições foram de: concentração de catalisador de 1,0 g.L-1, concentração do substrato de 0,1 mmol.L-1 e tempo reacional de 1 hora e 36 minutos.

Palavras-chave


fotocatálise; planejamento experimental; redução seletiva; nitrobenzeno.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online