Avaliação dos extratos hidroalcoólicos do caule e folhas da Ximenia americana L. na cicatrização de feridas excisionais agudas em pele de camundongos
Resumo
A atividade cicatrizante dos extratos hidroalcoólicos 2,5% das folhas, cascas e madeira do caule de Ximenia americana L. foi investigada experimentalmente em feridas cutâneas cirurgicamente induzidas em camundongos. O estudo fitoquímico revelou a presença de taninos, flavonoides, saponinas e esteroides. O percentual de regressão da ferida foi maior nos grupos tratados com a planta aos 14 (80%) e 21 dias (100%) quando comparados ao grupo controle, havendo também redução significativa (p<0,05) do número de células mononucleares. O processo de fibroplasia foi mais evidente no grupo tratado com a casca do caule evidenciado pelo aumento significativo de fibroblastos, chegando a mais de 150% no período de 21 dias. Os extratos hidroalcoólicos da X. americana mostraram-se favoráveis ao processo de cicatrização através da regressão da ferida, redução de células inflamatórias e aumento do número de fibroblastos.
Palavras-chave
Ximenia americana; Cicatrização; Camundongos

A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.