Avaliação do potencial pirolítico dos resíduos agroindustriais de arroz e milho

DANIEL ALVES CERQUEIRA, CÁSSIA REGINA CARDOSO, FERNANDA CAROLINA FAUSTINO, JOSÉ ALAIR SANTANA JUNIOR, CARLOS HENRIQUE ATAÍDE

Resumo


Combustíveis originados de fontes renováveis são alternativas energéticas. A pirólise é uma opção para a conversão de resíduos agroindustriais. O presente trabalho objetivou caracterizar casca de milho e sabugo de milho, a fim de analisar o potencial pirolítico de tais materiais. A análise imediata foi realizada e as densidades bulk e aparente foram determinadas. Foram realizadas análises termogravimétricas e de micro pirólise, os vapores gerados a partir da casca de arroz e sabugo de milho foram analisados por um cromatógrafo gasoso acoplado a um espectrômetro de massas. Observou-se que as biomassas estudadas são matérias-primas viáveis para a técnica de pirólise. Os resultados indicaram que a reação pirolítica da casca de arroz apresentará menor rendimento líquido e ocorrerá em temperaturas mais altas se comparada à reação pirolítica para o sabugo de milho; também indicou a possibilidade de utilizar os bio-óleos como fontes de compostos de alto valor agregado, como o ácido acético. Provavelmente, o bio-óleo proveniente de sabugo de milho apresentará maior acidez e viscosidade que o da casca de arroz.

Palavras-chave


micro pirólise; termogravimetria; casca de arroz; sabugo de milho

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online