Ensino de Química e Cidadania: Análise dos Livros Didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático

Wesley Fernandes Vaz

Resumo


O presente artigo apresenta uma investigação sobre a abordagem de Cidadania nos conteúdos de termoquímica dos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2008 a 2018. Pesquisa de caráter qualitativo, tem como técnica de coleta a análise bibliográfica. O tratamento de dados se deu por categorias levantadas a priori: a histórica da Ciência, a educação ambiental e o multiculturalismo. Os resultados indicam que o conteúdo histórico é superficial; a maioria dos livros apresentam pequenos boxes com imagens de cientistas, poucos textos históricos e falta de atividades que resgatam o conteúdo. Em relação às questões ambientais, as obras evoluíram ao longo das edições do PNLD; a princípio o predomínio da educação ambiental simples e conservadora, mas que evoluiu ao longo das novas edições com mais textos, questões e atividades que auxiliam na promoção do desenvolvimento sustentável. O multiculturalismo também necessita de uma melhor abordagem, pois, prevaleceram imagens de homens brancos e, em contrapartida, poucas de homens negros, da mulher e ausência de índios. Assim, embora a melhora de alguns livros de Química ao longo do PNLD, ainda não contemplam a formação para a cidadania.

Palavras-chave


Ensino de Química; Cidadania; Livro Didático.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online