Ensino de Química e Cidadania: Análise dos Livros Didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático

Autores

  • Wesley Fernandes Vaz Universidade Federal de Jataí

Palavras-chave:

Ensino de Química, Cidadania, Livro Didático.

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação sobre a abordagem de Cidadania nos conteúdos de termoquímica dos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2008 a 2018. Pesquisa de caráter qualitativo, tem como técnica de coleta a análise bibliográfica. O tratamento de dados se deu por categorias levantadas a priori: a histórica da Ciência, a educação ambiental e o multiculturalismo. Os resultados indicam que o conteúdo histórico é superficial; a maioria dos livros apresentam pequenos boxes com imagens de cientistas, poucos textos históricos e falta de atividades que resgatam o conteúdo. Em relação às questões ambientais, as obras evoluíram ao longo das edições do PNLD; a princípio o predomínio da educação ambiental simples e conservadora, mas que evoluiu ao longo das novas edições com mais textos, questões e atividades que auxiliam na promoção do desenvolvimento sustentável. O multiculturalismo também necessita de uma melhor abordagem, pois, prevaleceram imagens de homens brancos e, em contrapartida, poucas de homens negros, da mulher e ausência de índios. Assim, embora a melhora de alguns livros de Química ao longo do PNLD, ainda não contemplam a formação para a cidadania.

Biografia do Autor

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí

Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012) (2007) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor adjunto da UFG - Regional Jataí atuando no curso de Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Publicado

10-03-2020