Hibridizações entre Matéria e Vida: Atividades de Extensão na Baía de Todos os Santos

Autores

  • Igor Rossoni UFBA
  • Maria da Conceição P. Araújo IFBA
  • Maria das Graças M. Correia UEFS
  • Nubia M. Ribeiro IFBA

Palavras-chave:

Projeto Baía de Todos os Santos, transdisciplinaridade, cidades na Baía de Todos os Santos, ações de extensão.

Resumo

Este artigo visa a informar e refletir sobre as atividades de extensão desenvolvidas pelo Projeto Baía de Todos os Santos (BTS). O projeto Baía de Todos os Santos (BTS), de caráter multi-institucional e multidisciplinar migrando para uma atuação transdisciplinar, abre espaço para a exploração investigativa de atividades extensionistas. Por período longevo de três décadas, possibilitará atuação no vasto território circunscrito às cercanias de Salvador-BA, mais especificamente às margens ou relacionadas à BTS. O objetivo do texto é apresentar atividade de extensão deste projeto, contextualizando-as no ambiente em que se inserem, ao mesmo tempo em que são tecidas considerações sobre o caráter multidisciplinar rumo à transdisciplinaridade destas ações. Foram selecionadas duas atividades para serem apresentadas em detalhes: as oficinas de produção textual e as oficinas de fotografia. O texto mostra o panorama de ações extensionistas do projeto BTS e conclui apresentando os princípios que as norteiam.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20120041

Biografia do Autor

Igor Rossoni, UFBA

ssui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1982), Mestrado em Letras, área de concentração Teoria da Literatura (1993); Doutorado em Letras, área de concentração Literatura Brasileira (1998) e Pós-Doutorado em Letras (2009) pelo IBILCE/ UNESP-SJRPreto-SP. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, Ensaísta e Escritor. Experiência na área de Letras, ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada; atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria da literatura, narrativa e poesia contemporâneas.

Maria da Conceição P. Araújo, IFBA

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Salvador, desde 1996. Nesta instituição ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nos cursos técnicos (ensino médio), na Pós -Graduação,(CEPROEJA- Curso de Especialização de Educação de Jovens e adultos). É lider do grupo de Pesquisa "Linguagem e Representação" e desenvolve projetos de pesquisa voltados para a área de periódicos baianos, nos temas específicos de Literatura feminina baiana e literatura afro-brasileira. Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Cursou doutorado na PUC/RS, com doutorado -sandwich na Universidade de Coimbra no período de dez/2006 a junho/2007. Defendeu, em dezembro/2008, a tese de doutorado intitulada: "Tramas femininas na imprensa do século XIX: as tessituras de Inês Sabino e Délia". 

Maria das Graças M. Correia, UEFS

Graduada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (1998); mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é coordenadora do Eixo de História e Cultura do Projeto Baía de Todos os Santos (BTS), onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão junto a comunidades da Baía de Todos os Santos e do Recôncavo, focando os seguintes temas: etnografia, oralidade, fotografia, identidade, cultura e educação. É professora de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua como revisora e produtora editorial. É pesquisadora do Centro de Estudos do Recôncavo (UEFS), onde desenvolve, juntamente com outros pesquisadores, atividades de extensão para formação de docentes na BTS e seu entorno. 

Nubia M. Ribeiro, IFBA

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Inovação, Química, Propriedade Intelectual e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação, gestão social do conhecimento, biodiesel, cromatografia, educação em química, propriedade intelectual.

Downloads

Publicado

26-09-2012