Estudo da composição química e aplicação do óleo essencial Origanum vulgare L como agente antibacteriano em sururu (Mytella charruana) in natura

Autores

Palavras-chave:

conservante Alimentar, compostos voláteis, Origanum vulgare L, Mytella charruana, atividade antibacteriana

Resumo

Neste trabalho, testamos a ação conservante do óleo essencial de orégano (Origanum vulgare L)(OEO) em sururu (Mytella charruana) in natura. Para isso, extraímos o óleo essencial por hidrodestilação e em seguida, identificamos e quantificamos os componentes por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-MS) e para a atividade foram realizadas contagens de Escherichia coli, bactérias totais mesofílicas, bases voláteis totais e pH sururu. A adição de 1,4% de OEO resultou na inibição completa da E. coli inoculada, diminuiu o crescimento do total de bactérias mesofílicas e tornou o processo de deterioração mais lento. A atividade OEO é atribuída principalmente ao seu principal componente, o carvacrol, que possui atividade antibacteriana. Os resultados indicam que o OEO pode ser aplicado para ajudar a prolongar o prazo de validade e a segurança de sururus in natura.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Barros Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Abaetetuba

Formado em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão.

Área - Química Analítica

Publicado

08-01-2020