Caracterização físico-química de complexos de inclusão contendo os monoterpenos cânfora e 1,8-cineol, constituintes majoritários dos óleos essenciais de Croton conduplicatus, em -ciclodextrina

Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida

Resumo


As ciclodextrinas (CDs) constituem uma classe de excipientes farmacêuticos compostas por unidades de D-glicopiranose. Através da formação de complexos com essas moléculas, pode-se administrar substâncias apolares, como os monoterpenos, e avaliar a sua atividade farmacológica. Considerando a importância da descoberta de novos fármacos bem como a necessidade de desenvolvimento de novas formas farmacêuticas, este estudo visou desenvolver complexos de inclusão de dois monoterpenos contidos nos óleos essenciais das folhas e cascas do caule de Croton conduplicatus em -ciclodextrina. Os complexos foram preparados e caracterizados por ressonância magnética nuclear (RMN), espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A análise permitiu concluir que houve de fato a formação dos complexos de inclusão de cânfora e 1,8-cineol em -ciclodextrina, e os resultados foram importantes para complementar os estudos que vêm sendo realizados na área de tecnologia farmacêutica.

Palavras-chave


Euphorbiaceae, Croton conduplicatus, ciclodextrinas, ressonância magnética nuclear.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online