Pesquisa com Professores de Química do Ensino Médio de Uberaba / MG: Laboratórios das Escolas e Capacitação dos Professores.

Autores

Palavras-chave:

Química, Pesquisa, Professores, Ensino, Laboratório

Resumo

A realidade das escolas públicas da cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais, elucidada nesta pesquisa analisou a capacidade dos professores de química em ministrar aulas, a presença de aulas em laboratório, além da infraestrutura e disponibilidade de materiais. A proposta aborda o contexto educacional e estrutural do ensino de química nas escolas, de forma que a coleta das informações foi realizada através de questionários com professores de química de 19 diferentes escolas de ensino médio. O estudo examinou o perfil do professor, o conhecimento das diretrizes educacionais, a presença e infraestrutura dos laboratórios, a frequência das aulas práticas de química, a disponibilidade de materiais para as aulas e a existência de técnico laboratorial. Os resultados revelaram a falta de estrutura dos laboratórios de química, incluindo a falta de materiais e profissional laboratorial, além da falta de capacitação dos professores, o que conclui-se que há a necessidade de que os licenciados se aperfeiçoem melhorem a metodologia pedagógica, além da melhoria na infraestrutura e disponibilidade de materiais.

Biografia do Autor

Roberto Ribeiro Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Química - UFU

Izadora Bernardes Araújo, Faculdade Pitágoras.

Psicologia

Renieidy Flávia Dias, UFU-Universidade Federal de Uberlândia

Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais

Eduardo Faria Franca, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Simulação molecular.

Guedmiller Souza Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Química Quântica.

Lhigia Rodrigues Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Quimiometria

Leonardo Ferreira Paula, Uiversidade Federal de Uberlândia- UFU

Inorgânica

Monica Silva Segatto, Uiversidade Federal de Uberlândia- UFU

Eletroquímica

Odonirio Abrahão Júnior, UFTM

Medicina computacional

Publicado

06-09-2019