Pesquisa com Professores de Química do Ensino Médio de Uberaba / MG: Laboratórios das Escolas e Capacitação dos Professores.

Roberto Ribeiro Faria, Izadora Bernardes Araújo, Renieidy Flávia Dias, Eduardo Faria Franca, Guedmiller Souza Oliveira, Lhigia Rodrigues Oliveira, Leonardo Ferreira Paula, Monica Silva Segatto, Odonirio Abrahão Júnior

Resumo


A realidade das escolas públicas da cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais, elucidada nesta pesquisa analisou a capacidade dos professores de química em ministrar aulas, a presença de aulas em laboratório, além da infraestrutura e disponibilidade de materiais. A proposta aborda o contexto educacional e estrutural do ensino de química nas escolas, de forma que a coleta das informações foi realizada através de questionários com professores de química de 19 diferentes escolas de ensino médio. O estudo examinou o perfil do professor, o conhecimento das diretrizes educacionais, a presença e infraestrutura dos laboratórios, a frequência das aulas práticas de química, a disponibilidade de materiais para as aulas e a existência de técnico laboratorial. Os resultados revelaram a falta de estrutura dos laboratórios de química, incluindo a falta de materiais e profissional laboratorial, além da falta de capacitação dos professores, o que conclui-se que há a necessidade de que os licenciados se aperfeiçoem melhorem a metodologia pedagógica, além da melhoria na infraestrutura e disponibilidade de materiais.

Palavras-chave


Química; Pesquisa; Professores; Ensino; Laboratório



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online