Qualidade da água do Rio dos Índios sob influência de atividades agroindustriais e de urbanização

Autores

Palavras-chave:

contaminação de corpos hídricos, efluente doméstico, agroindústria, urbanização

Resumo

Os impactos das atividades agroindustriais e da urbanização nos cursos d’água apresentam destaque relevante na contaminação de corpos hídricos. A qualidade das águas em grande parte dos rios, pode ser prejudicada severamente pelo lançamento de esgoto sanitário e efluentes industriais. O presente estudo apresenta como objetivo principal, avaliar a qualidade das águas do Rio dos Índios, na cidade de Presidente Getúlio/SC, por meio dos seguintes parâmetros analíticos: pH, turbidez, oxigênio dissolvido (OD), nitrato (NO3-), nitrito (NO2−), fósforo (P), análise microbiológica (Escherichia coli), demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), demanda química de oxigênio (DQO), óleos e graxas e ferro dissolvido (Fe). Os valores obtidos foram comparados com a Resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Os resultados obtidos evidenciam que os seguintes parâmetros e respectivos valores médio não atenderam a Resolução 357/2005 do CONAMA: pH (5,50), fósforo (0,11 – 0,51 mg.L-1), óleos e graxas (24,00 – 46,33 mg.L-1), ferro dissolvido (0,86 – 1,29 mg.L-1) e E. coli (432,07 – >2419,60 NMP por 100 mL). Portanto, os dados obtidos neste estudo sugerem influência significativa das atividades antrópicas na extensão do Rio dos Índios, impactando na qualidade da água do corpo hídrico. Os dados indicam que o fósforo total apresenta valores acima do limite legal (0,075 mg.L-1), favorecendo substancialmente o alto poder eutrofizante desses efluentes.

Biografia do Autor

Karina Lunelli, Universidade do Estado de Santa Catarina/Departamento de Engenharia Sanitária

Graduação em andamento em Engenharia Sanitária. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. Ensino Médio (2º grau). Escola de Educação Básica Victor Meirelles, EEBVM, Brasil (2015).

Natânie Bigolin Narciso, Universidade do Estado de Santa Catarina/Departamento de Engenharia Sanitária

Graduanda em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

Êndrio de Abreu Paulino, Universidade do Estado de Santa Catarina/Departamento de Engenharia Sanitária

Graduando em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

Luciano André Deitos Koslowski, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC/Departamento de Engenharia Civil/DCIV

Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) na área de poluentes atmosféricos provenientes da combustão de derivados petroquímicos (2017). Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007) na área de tratamento de resíduos sólidos proveniente da indústria de fundição. Graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999). Bolsista de projeto de pesquisa (PROCOPE) período 1997 pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atividades desenvolvidas no setor industrial, atuando na empresa Bandeirante Brazmo como Assessor Técnico Comercial em projetos de desenvolvimento de aditivos de processo para a indústria de tintas, têxtil, compósitos, construção civil, alimentos e tratamento de efluentes. Atuou como docente na Universidade da Região de Joinville - Univille, nos Departamento de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária no período de 2000-2015 ministrando aulas nas disciplinas de Fenômenos de Transporte, Engenharia das Reações Químicas, Laboratório de Engenharia Química, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Química Geral e Inorgânica e Laboratório de Química. Desenvolve atividades de pesquisa e consultoria industrial com ênfase em processos Tecnológicos, Indústria de Tintas, Compósitos, Tratamento de Superfície, materiais nanoparticulados e Tratamento de Água e efluentes. Atualmente trabalha na Universidade do Estado de Santa Catarina como docente das seguintes disciplinas: Fenômenos de Transporte I, Fenômenos de Transporte II, Hidráulica Geral, Qualidade das Àguas e Abastecimento e Química Tecnológica.

Publicado

06-09-2019