Determinação Condutométrica de Cloridratos em Comprimidos como Proposta de Atividade Experimental para a Disciplina de Análise Instrumental

Jonatas Gomes da Silva, Lucas de Castro Gois, Wellington Gomes de Borba

Resumo


No presente artigo é descrito a quantificação dos cloridratos de ciclobenzaprina, metformina, metoclopramida e ranitidina em comprimidos, empregando-se a titulação condutométrica com o titulante nitrato de prata, como uma sugestão de atividade experimental para a disciplina de Análise Instrumental nos cursos de graduação em química e farmácia. O método foi aplicado para a determinação de cloridratos em quatro formulações farmacêuticas na forma de comprimidos e os resultados estão de acordo com os valores declarados pelos fabricantes, a um nível de confiança de 95%. A atividade experimental é simples e de baixo custo, permitindo sua aplicação em atividades experimentais em laboratórios de ensino, podendo ocasionar um ganho pedagógico para os estudantes.

Palavras-chave


Cloridratos; Titulação condutométrica; Comprimidos; Laboratórios de ensino.

Coment?rios sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online