A experimentação na Educação em Química: estudo exploratório sobre as percepções de licenciandos

Alceu Júnior Paz da Silva, Israel Firmino da Silva

Resumo


A experimentação tem sido considerada um recurso didático central e com características únicas para o ensino de Química e Ciências de modo que tem aumentado a relevância de pesquisas sobre as formas como os professores compreendem e usam esse recurso didático em sala de aula. Nosso objetivo foi o de fazer um levantamento inicial das percepções de licenciandos em Química sobre a função pedagógica da experimentação. Para isso, questionários e entrevistas foram implementados nos moldes de uma pesquisa de base qualitativa e exploratória. Os resultados obtidos sugerem que apesar de existir uma percepção confirmatória de experimentação em licenciandos que estão no início do curso, uma perspectiva crítica e investigativa caracterizou a percepção da maioria dos licenciandos que estão em momentos finais do curso, sugerindo que a as atividades curriculares podem estar favorecendo esse processo de mudança. Essa perspectiva investigativa da experimentação ficou alicerçada em ideias categorizadas em motivação, cotidiano e minds-on, mostrando o caráter múltiplo e misto desse saber docente. O perfil das percepções sobre a experimentação sugere que é promissora uma investigação baseada no acompanhamento da prática pedagógica dos licenciando, tanto para explorar os aspectos ausentes no levantamento, quanto para avançar no enfrentamento das dificuldades encontradas durante a implementação de experimentos

Palavras-chave


Experimentação; Percepções de Licenciandos; Educação em Química

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