Síntese, Estudo e Caracterização Estrutural da Redução Térmica e com Hidrazina do Óxido de Grafeno por Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Infravermelho

Arnaldo César Pereira, Ana Elisa Ferreira Oliveira, Guilherme Bettio Braga, Cesar Ricardo Teixeira Tarley

Resumo


A intenção deste manuscrito é discutir de forma detalhada sobre a redução térmica e por hidrazina do óxido de grafeno (GO). Os materiais obtidos foram chamados de óxido de grafeno reduzido termicamente (rGO-T) e óxido de grafeno reduzido pela hidrazina (rGO-HZ). O mecanismo envolvido em ambos os métodos de redução foi estudado. Os materiais foram sintetizados e caracterizados por Espectroscopia Raman e Infravermelho. Os espectros Raman e Infravermelho foram discutidos em detalhes. As bandas nos espectros de rGO usando ambos os métodos exibem baixas intensidades em comparação com GO, devido à maior cristalinidade relacionada à remoção de grupos oxigenados da estrutura e à diminuição dos carbonos sp3. O FTIR também apresenta uma intensidade de banda menor em relação ao GO, pois a redução remove parcialmente os grupos oxigenados, de modo que as bandas referentes aos grupos funcionais diminuem de intensidade. Portanto, a caracterização estrutural mostrou que a redução de GO para rGO foi realizada com sucesso.

Palavras-chave


Óxido de Grafeno; Óxido de Grafeno Reduzido; Redução por Hidrazina; Redução Térmica.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online