Avaliação da Oxidação e de Parâmetros de Qualidade do Óleo de Babaçu por Espectroscopia no Infravermelho Médio com Transformada de Fourier (FTIR) e Calibração Multivariada

Eliane Sousa, Cleilton Frota, Claudson Costa, Gilmar Silva, Deusur Sampaio

Resumo


O óleo de babaçu é um óleo vegetal extraído das sementes da palmeira do babaçu e muito utilizado na alimentação da população localizada nas regiões dos babaçuais. Além da indústria alimentícia este óleo tem grande aplicação na indústria cosmética, farmacêutica e química. Pertence ao grupo dos óleos láuricos, assim como o óleo de palma, o que lhe confere uma maior resistência à oxidação. No presente trabalho a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR-ATR) foi utilizada no estudo da oxidação do óleo de babaçu. A degradação oxidativa do óleo a 100 ºC foi monitorada através do índice de peróxido e índice de acidez. Análise de Componentes Principais (PCA) facilitou a visualização e interpretação das mudanças ocorridas durante o processo de oxidação. Modelos de calibração para previsão dos índices de peróxido e acidez foram estabelecidos através do método da regressão por mínimos quadrados parciais (PLS). Os modelos construídos apresentaram índice de determinação e RMSEP para valores de peróxido e acidez iguais a 0,94/7,85 (meq O2/Kg) e 0,95/0,17 % , respectivamente. Assim, a espectroscopia FTIR combinada com métodos quimiométricos pode servir como uma importante ferramenta para determinação do índice de peróxido e índice de acidez em óleo de babaçu.

Palavras-chave


óleo de babaçu; índice de acidez; índice de peróxido; infravermelho; quimiometria

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online