Estudos preliminares da glicerólise do óleo de palma catalisada por óxidos nanoestruturados obtidos por calcinação de hidróxidos duplos lamelares

Autores

  • Claudiney Soares Cordeiro Universidade Federal do Paraná
  • Felipe Sikora Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Wypych Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Glicerólise, carboxilatos lamelares, óleo de palma.

Resumo

Os monoacilgliceróis são surfactantes não-iônicos produzidos tradicionalmente a partir da glicerólise de óleos vegetais utilizando catalisadores alcalinos em meio homogêneo e em altas temperaturas, resultando em materiais contaminados com sabões e com sabor amargo. Neste trabalho, os óxidos nanoestruturados obtidos pela calcinação do hidróxido duplo em camadas Mg2Al-CO3 foram utilizados como catalisadores na glicerólise do óleo de palma. Foi possível obter uma mistura de acilgliceróis com composição química semelhante à obtida industrialmente pelo método tradicional quando os experimentos foram conduzidos a 175°C, com relação molar glicerol:óleo de palma 2:1, por 2 h com 5% de catalisador (m m-1). Os óxidos nanoestruturados foram caracterizados por difração de raios X e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier antes e após o uso como catalisador, não sendo detectadas alterações estruturais após as reações. No entanto, uma pequena diminuição na conversão para mono e diacilgliceróis foi observada em experimentos de reuso do catalisador.

Biografia do Autor

Claudiney Soares Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Química Orgânica. Desenvolve pesquisa na área de química de recursos renováveis, com ênfase em catálise heterogênea, biocombustíveis e surfactantes.

Publicado

06-09-2019