Contextualização e experimentação: uma abordagem interdisciplinar de química e física utilizando experimentos de simulação de um motor a vapor

Autores

  • João Michels Cardoso Unisul
  • Jair Juarez João Unisul

Palavras-chave:

Termoquímica, Interdisciplinaridade, Experimentação no ensino.

Resumo

Professores de química e física enfrentam constantemente em sala de aula a falta de interesse por parte dos alunos. Esse fato muitas vezes está relacionado com o modo com que as aulas são ministradas, visto que, por diversas dificuldades existentes, os professores deixam de lado a contextualização não fazendo a correlação da teoria com a prática. No presente estudo verificou-se a prática docente no ensino médio, envolvendo conteúdo de termoquímica, tendo como ferramenta didática um experimento interdisciplinar de simulação de um motor a vapor. Toda abordagem foi contextualizada, sob a luz da Teoria de Ausubel. A metodologia proposta foi aplicada em 2017, cidade de Tubarão, Santa Catarina, em um colégio da rede privada. Os resultados obtidos demonstraram que, por serem ciências aplicadas, química e física devem ser trabalhadas através de uma metodologia ativa de ensino. Portanto, ensino da termoquímica de forma interdisciplinar com o estudo dos motores a vapor apresenta ganho, em termos de interesse e desempenho por parte dos discentes, em relação ao método tradicional de aulas puramente expositivas.

Biografia do Autor

João Michels Cardoso, Unisul

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015). Atualmente cursa Licenciatura em Química na Universidade do Sul de Santa Catarina e Mestrado Profissional em Ensino de Física na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como professor de Física e Química para Ensino Médio.

Jair Juarez João, Unisul

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor de tempo integral na Universidade do Sul de Santa Catarina, onde atua como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, mestrado. Também é coordenador de grupo de pesquisas, cadastrado no CNPq. Além disso, orienta alunos de graduação em química e licenciatura química, e na pós-graduação em Ciências Ambientais orienta alunos de mestrado.

Publicado

07-03-2019