Estudos sobre a Noção de Representação Estrutural na Educação em Química a Partir da Semiótica e da Filosofia da Química

Autores

  • Waldmir N. de Araujo Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Representação estrutural, semiótica, filosofia da química, ensino de química.

Resumo

O artigo apresenta resultados e questões decorrentes de um projeto de pesquisa com origem na investigação de diferentes formas de uso para a noção de representação estrutural, e que tem como ponto de partida situações de estudo no ensino superior de química. O desenvolvimento deste projeto considera influências teóricas a partir da Semiótica e da Filosofia da Química. A estratégia metodológica neste segmento da pesquisa leva em conta uma investigação histórica e busca delinear as influências filosóficas do conceito de representação de maneira ampla, seguindo-se uma avaliação das características epistemológicas e ontológicas que esse tema apresenta, permanecendo inscrita ao ponto de vista das atividades de ensino. Três funções são destacadas como prioritárias no processo de representação estrutural: a identidade, a incompletude e a intencionalidade. São fornecidos exemplos de como esses três aspectos atuam como elementos que organizam as diferentes formas de uso do processo de representação estrutural em química, que deve ser necessariamente formulado como um processo medial.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20120054

Biografia do Autor

Waldmir N. de Araujo Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Química - UFRJ

Departamento de Química Orgânica

Ensino de Química

Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química

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Publicado

18-11-2012