Revisão crítica sobre a relação estrutura-propriedade-função das substâncias húmicas e a sua regulação do metabolismo oxidativo em plantas

Autores

  • Andrés Calderín García Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Tadeu van Tol de Castro UFRRJ
  • Ricardo Luiz Louro Berbara UFRRJ
  • Orlando Carlos Huertas Tavares UFRRK
  • Sael Sanchez Elias UFRRJ
  • Nelson Moura Brasil de Amaral Sobrinho UFRRJ
  • Marcos Gervasio Pereira UFRRJ
  • Everaldo Zonta UFRRJ

Palavras-chave:

ácidos húmicos, espectroscopia, quimiometria, estresse oxidativo

Resumo

O entendimento da química das substâncias húmicas (SH) na ciência do solo enfrenta hoje novos desafios. Teorias alternativas à humificação (processo de formação das SH) têm sido apresentadas à comunidade científica gerando dúvidas sobre a existência destes compostos como uma entidade estrutural presente no solo. Esta revisão tem como objetivo mostrar de forma compreensível que as SH possuem um padrão estrutural independente da fonte de origem, que permite a caraterização por meio de técnicas comuns a outros grupos de compostos (13C NMR CP/MAS). As caraterísticas que as SH apresentam permitem a obtenção e quantificação de propriedades que definem as diferentes funções que exercem no solo. A preservação da relação estrutura-propriedade-função das SH as qualifica como compostos químicos que são formados no solo e que estão amplamente distribuídos na natureza. Destaca-se nesta revisão a importância do conceito de supramolecularidade para explicar as caraterísticas químicas e organizacionais da estrutura húmica e o uso de técnicas espectroscópicas aliadas à quimiometria para entender o comportamento complexo das SH e suas diversas funções.

Biografia do Autor

Andrés Calderín García, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor ADJUNTO A no Departamento de Solos na UFRRJ. Docente permanente do Curso de Pós-graduação em Agronomia - Ciência do Solo e Professor convidado do Programa de Pós-graduação de Ciências em Conservação de Recursos Naturais do Instituto de Oaxaca (México). Na pesquisa, atua principalmente nos temas de relação estrutura-propriedade-função biológica dos Materiais Humificados e Substâncias Húmicas de origens naturais e sintéticos, especificamente, as pesquisas relacionadas a Retenção de Metais Pesados, Atividade Biológica em plantas das Frações Húmicas, Caracterização Químico-Físico e Espectroscópica e Ação Anti-estresse dos Mecanismos de Defesa Antixidativos em plantas.

Tadeu van Tol de Castro, UFRRJ

Mestre em Ciências do Solo, UFRRJ

Ricardo Luiz Louro Berbara, UFRRJ

Doutor em Biologia do Solo. University of Dundee

Orlando Carlos Huertas Tavares, UFRRK

Doutor em Fitotecnia

Sael Sanchez Elias, UFRRJ

Doutor em Ciências do Solo. UFRRJ

Nelson Moura Brasil de Amaral Sobrinho, UFRRJ

Doutor em Ciências do Solo. UFRRJ

Marcos Gervasio Pereira, UFRRJ

Doutor em Ciências do Solo. UFRRJ

Everaldo Zonta, UFRRJ

Doutor em Ciências do Solo. UFRRJ

Publicado

03-07-2019