O Paradoxo Ártico: Impacto das Mudanças Climáticas Sobre Rios Árticos e do Semiárido Aumentam a Exportação de Mercúrio para o Oceano

Autores

  • Luiz D. Lacerda Universidade Federal do Ceará
  • Rozane V. Marins Universidade Federal do Ceará
  • Francisco J. S. Dias Universidade Federal do Ceará
  • Talita M. Soares Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Mercúrio, estuários, biodisponibilidade, mudanças regionais e globais.

Resumo

O litoral semiárido do nordeste brasileiro vem sendo afetado fortemente por alterações regionais nos usos do solo e pelas mudanças climáticas globais, resultando em diminuição do aporte continental ao mar, aumentando o tempo de residência da massa de água fluvial nas regiões estuarinas e provocando uma expansão nas áreas de manguezais. Isto por sua vez, vem aumentando a acumulação de Hg particulado nos estuários e a exportação de Hg dissolvido para o mar. Paradoxalmente, este processo é similar ao que atualmente ocorre nos rios que deságuam no Oceano Ártico, porém devido ao aumento e não à diminuição do aporte continental.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20120034

Biografia do Autor

Luiz D. Lacerda, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Foi membro em quatro (04) mandatos do Comitê Assessor CA-EL do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Foi membro do Comitês de Assessoramento da Área de Geociências e da Área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Editor Chefe da Sociedade Brasileira de Geoquímica (Geochimica Brasiliensis). É Professor da Universidade Federal do Ceará e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar da UFC, Membro do Scientific Steering Committee do Land-Ocean Interaction in the Coastal Zone-International Geosphere Biosphere Program (LOICZ-IGBP), Membro do Conselho Cientifico da International Society for Mangrove Ecosystems e Professor Visitante da Université de Toulon et du Var, França, entre 1998 e 2006. Coordenou o Instituto do Milênio Tranferência de Materiais na Interface Continente-Oceano (2005-2008), e atualmente coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminacao ambiental, metais pesados, biogeoquimica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e capacidade suporte de ecossistemas.

Downloads

Publicado

05-07-2012