O Processo de Democratização do Acesso ao Ensino Superior e a Importância do PIBID no Contexto dos Alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE em Serra Talhada - Pernambuco

Autores

  • Veridiana A. S. F. Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marília G. M. Guedes Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio M. A. de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Katya M. O. de Sousa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andréa M. S. S. Brito Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação superior, democratização, licenciatura em química, PIBID.

Resumo

Muito se tem refletido a respeito da expansão universitária no sentido de interiorizar o ensino superior. Neste trabalho, objetivamos investigar o processo de democratização do acesso ao ensino superior e a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto dos alunos do curso de Licenciatura em Química da UFRPE em Serra Talhada – Pernambuco e sua influência nas expectativas de futuro desses discentes. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário individual. Os resultados revelaram que a ampliação da oferta de vagas e consolidação das políticas públicas voltadas às populações historicamente excluídas do sistema educacional tem democratizado o acesso ao ensino superior, pois fora do projeto de expansão, muitos dos estudantes que hoje estão na universidade não teriam essa oportunidade. Além disso, a proposta da expansão parece contribuir para mudar um pouco a realidade de muitos jovens, agora com a oportunidade de cursar o ensino superior, de modo a se qualificarem melhor, para serem provavelmente inseridos no mercado de trabalho. O ingresso na universidade representa para estes estudantes, mudanças em suas perspectivas de vida, revelando a importância da expansão do sistema universitário.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130017

Biografia do Autor

Veridiana A. S. F. Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP; Professora assistente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). 

Marília G. M. Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE. Professora Assistente do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Antonio M. A. de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE; Professor assistente da Unidade Acadêmica de Guaranhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Katya M. O. de Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências, Universidade do Rio de Janeiro, UFRJ; Professora adjunta da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Andréa M. S. S. Brito, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Química, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE; Professora adjunta da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

19-03-2013