Estudo fitoquímico e avaliação do potencial antioxidante dos caules de Commelina erecta (Commelinaceae)

Autores

Palavras-chave:

isoquercitrina, luteolina, quercitrina, ácido chiquímico, sequestro de radical

Resumo

O estudo fitoquímico dos extratos em acetato de etila e em etanol dos caules de Commelina erecta levou à identificação de luteolina (1), isoquercitrina (7) quercitrina (8), lactona do ácido sacarínico (2), três esteroides glicosilados (3-5) e ácido chiquímico (6). A caracterização química desses compostos foi realizada com base nos dados de EM e RMN, bem como em comparação com a literatura. O presente trabalho é o primeiro relato dessas substâncias em C. erecta. Adicionalmente, revelou esta espécie como uma interessante fonte natural de ácido chiquímico. O teor de fenois totais, juntamente com os ensaios de DPPH e ABTS dos extratos foram também avaliados.

Biografia do Autor

Jaqueline de Araújo Bezerra, Federal Institute of Education, Science e Technology of Amazonas (IFAM), Department of Chemistry, Ambient and Foods, 69020-120, Manaus-AM, Brazil.

Possui graduação em Química (2005), mestrado em Química com área de concentração em Química de Produtos Naturais (2008) e doutorado em Química com área de concentração em Química Orgânica (2014) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua principalmente em química de produtos naturais, ensaios de propriedade antioxidante, enzimáticos e antimicrobianos, elaboração de fitoterápicos, tecnologia de alimentos e propriedade intelectual. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/CMC - Departamento Academico De Química, Ambiente e Alimentos.

Renilto Frota Corrêa, State Secretary of Health of Amazonas (SUSAM), 69067-375, Manaus-AM, Brazil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências (1985), Licenciatura em Ciências Biológicas (1988), Odontologia (1996), mestrado (2006) e doutorado em Biotecnologia (2011) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com área de concentração em Saúde e ênfase no desenvolvimento de fitoterápicos de uso odontológico. Atua na área odontológica, especificamente em endodontia, oclusões normais, microbiologia oral. Tem experiência em elaboração de fitoterápicos, propriedade intelectual, desenvolvimento regional sustentável e tecnologia de alimentos.

Kahlil Schwanka Salomé, Federal University of Parana (UFPR), NMR Center, 81531-990, Curitiba-PR, Brazil.

Possui graduação em licenciatura e bacharelado em química pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Química Orgânica (Produtos Naturais) pela mesma universidade. Atualmente é doutorando na área de Química Orgânica com ênfase em Físico-Química Orgânica e espectroscopia de RMN pela UNICAMP.

Alan Diego Conceição Santos, Federal University of Parana (UFPR), NMR Center, 81531-990, Curitiba-PR, Brazil.

Graduou-se em Química Licenciatura pela UFS, com mestrado também pela UFS (no desenvolvimento de métodos analíticos e preparativos por HPLC-DAD-ELSD) e doutorado pela UFPR na aplicação da Ressonância Magnética Nuclear em alimentos, plantas, bioflúidos, produtos de síntese e compostos isolados. O doutorado foi composto por um período sanduíche na Universidade de Toronto (2015) também em RMN. É professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia, responsável pelas disciplinas de química geral e orgânica. Tem interesse na RMN como ferramenta analítica, principalmente quando aplicada a estudos metabolômicos e quantitativos.

Emerson Silva Lima, Federal University of Amazonas (UFAM), Department of Pharmacy, 69080-900, Manaus-AM, Brazil.

É farmacêutico-bioquímico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo e atualmente professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovaçao Farmaceutica da UFAM. Tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse nas doenças infecciosas e metabolicas. Recentemente, tem também pesquisado antioxidantes de origem natural e produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e na área de dermocosméticos. Nestes temas, tem coordenado projetos financiados por agências oficiais de incentivo à pesquisa e publicado diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais em colaboraçao com diversos pesquisadores dentro e fora do Estado do Amazonas. Fez parte da Rede Redoxoma dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq. É revisor de períodicos científicos na área de bioquímica e farmacologia. Participa como docente e orientador em programas de pós graduaçao da UFAM.

Francinete Ramos Campos, Federal University of Parana (UFPR), Department of Pharmacy, 80210-170, Curitiba-PR, Brazil.

Graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1997), Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atuou no Programa de Recém Doutores da Fundação Araucária junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG-CF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como Pesquisadora Visitante. Atualmente, é Professora Adjunto do Departamento de Farmácia da UFPR. Vinculada ao PPG-CF da UFPR, coordena vários projetos de pesquisa e orienta alunos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Atua principalmente nos seguintes temas: Produtos Naturais de Plantas e Micro-organismos (Fungos Endofíticos, Epifíticos e Actnomicetos); Desenvolvimento e Validação de Métodos Analítico e Bioanalítico por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a Espectrometria de Massas e Espectrometria de Massas Sequencial. Coordena o Laboratório de Biociências e Espectrometria de Massas (LaBicEM) e a Central Analítica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR.

Andersson Barison, Federal University of Parana (UFPR), NMR Center, 81531-990, Curitiba-PR, Brazil.

Possui graduação (1998) e mestrado em Química (2001) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi professor/pesquisador associado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atou no programa PRODOC/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor/pesquisador junto ao Centro de RMN e ao Departamento de Química da UFPR, atuando principalmente no ensino e pesquisa na área de RMN, na linha de pesquisa: "Desenvolvimento de Novas Aplicações da Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear" e na administração do Centro de RMN da UFPR.

Maria Lucia Belem Pinheiro, Federal University of Amazonas (UFAM), Department of Chemistry, 69080-900, Manaus-AM, Brazil.

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1966), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professora aposentada como Associado IV. Faz parte do quadro permanente dos programas de pós-graduação em Química (PPGQ) e em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais. Atua, principalmente, na investigação de metabólitos secundários bioativos de interesse medicinal e agronômico.

Publicado

07-03-2019