Estudo fitoquímico e avaliação do potencial antioxidante dos caules de Commelina erecta (Commelinaceae)

Jaqueline de Araújo Bezerra, Renilto Frota Corrêa, Kahlil Schwanka Salomé, Alan Diego Conceição Santos, Emerson Silva Lima, Francinete Ramos Campos, Andersson Barison, Maria Lucia Belem Pinheiro

Resumo


O estudo fitoquímico dos extratos em acetato de etila e em etanol dos caules de Commelina erecta levou à identificação de luteolina (1), isoquercitrina (7) quercitrina (8), lactona do ácido sacarínico (2), três esteroides glicosilados (3-5) e ácido chiquímico (6). A caracterização química desses compostos foi realizada com base nos dados de EM e RMN, bem como em comparação com a literatura. O presente trabalho é o primeiro relato dessas substâncias em C. erecta. Adicionalmente, revelou esta espécie como uma interessante fonte natural de ácido chiquímico. O teor de fenois totais, juntamente com os ensaios de DPPH e ABTS dos extratos foram também avaliados.

Palavras-chave


isoquercitrina; luteolina; quercitrina; ácido chiquímico; sequestro de radical



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online