O ESTADO DA TÉCNICA DO EUGENOL: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA FUNDAMENTADA EM BASE DE DADOS DE PATENTES E PERIÓDICOS

Josefa Aqueline da Cunha Lima, Jucarlo Rufino Freitas, Jadson de Farias Silva, Moacyr Cunha Filho, Juliano Carlo Rufino Freitas

Resumo


O eugenol é um produto natural encontrado em maior quantidade na árvore de cravo e exibe uma ampla variedade de aplicações biológicas e farmacológicas, sendo um produto de grande interesse comercial. Motivados por suas aplicações, este trabalho teve como objetivo investigar o potencial tecnológico e o interesse científico por este composto através de uma análise nas bases de dados de patentes e artigos científicos. As buscas foram realizadas em três bancos de patentes, na plataforma Web of Science, e o estudo estatístico foi baseado no modelo ARIMA(1,1,0). A maioria dos registros de patentes relacionados à tecnologia pesquisada foi recuperada no banco de dados do Espacenet e estavam relacionadas principalmente com agricultura e odontologia. Um crescimento constante e linear no número de registros de patentes pôde ser observado ao longo dos anos, com um notável domínio de patentes depositadas pela China(107), seguidas dos Estados Unidos(47) e o Brasil(22). O índice-h para o termo eugenol foi de 107,2 e há uma tendência crescente do aumento dos depósitos de patentes nos próximos 50 anos. Em suma, existe um grande interesse científico e tecnológico, e uma forte tendência para o aumento dos depósitos de patentes nos próximos anos com o eugenol.

Palavras-chave


Eugenol; Prospecção tecnológica; Análise de patentes; Modelo ARIMA



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online