1,2,4-Oxadiazóis: Síntese e Aplicações

Jucleiton José R. de Freitas, Edilma Elayne da Silva, Juliana L. L. F. Regueira, Suelâeny A. de Andrade, Phelipe Matheus M. Cavalcante, Ronaldo N. de Oliveira, João R. de Freitas Filho

Resumo


1,2,4-oxadiazóis são compostos que têm atraído a atenção de muitos pesquisadores devido à sua ampla gama de atividades biológicas. Métodos empregados na síntese de 1,2,4-oxadiazóis 3,5-substituídos são revistos, neste trabalho, bem como a aplicação destes compostos. As sínteses são baseadas, principalmente, na utilização de amidoximas primárias e agentes de acilação como os reagentes iniciais. Nos últimos anos, vários relatos sobre novas metodologias de síntese deste heterociclo foram publicadas na literatura. A aplicação da irradiação de micro-ondas e ultrassom na síntese química apresenta muitas vantagens com consequentes impactos sobre a economia e o meio ambiente.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20120051


Palavras-chave


1,2,4-oxadiazol, forno microonda, metodologia, compostos bioativos.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online