Medidas viscosimétricas como método para a determinação de parâmetros de miscibilidade de blendas de PBAT/PNIPAAm e de Ecovio®/PNIPAAm em solução

Autores

  • Priscila Schroeder Curti Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, Departamento Acadêmico de Química.

Palavras-chave:

PBAT, Ecovio®, PNIPAAm, blendas, viscosimetria, miscibilidade

Resumo

Nesse trabalho os parâmetros de miscibilidade foram determinados a partir de medidas viscosimétricas de soluções diluídas para as blendas de poli(butileno adipato co-tereftalato)/poli(N-isopropilacrilamida) (PBAT/PNIPAAm) e de Ecovio®/PNIPAAm em diferentes proporções mássicas. Foi verificado que as soluções das blendas de PBAT/PNIPAAm até a proporção mássica 70/30 apresentaram tendência à imiscibilidade, devido aos valores dos parâmetros de solubilidade serem negativos, enquanto as soluções das blendas de PBAT/PNIPAAm nas proporções mássicas a partir de 50/50 apresentaram maior tendência à miscibilidade, pois os valores determinados para os parâmetros foram positivos. Por outro lado, nas condições experimentais analisadas, os valores dos parâmetros de miscibilidade obtidos para as blendas de soluções diluídas de Ecovio®/PNIPAAm foram negativos em todo o intervalo de concentração avaliado, indicando que essas blendas não apresentaram tendência à miscibilidade. Sendo assim, foi possível inferir que a tendência à miscibilidade das blendas de PBAT/PNIPAAm ocorreu provavelmente devido às interações intermoleculares formadas entre o átomo de nitrogênio do grupo amida do PNIPAAm e o átomo de oxigênio do grupo carbonila da carboxila do PBAT.

Biografia do Autor

Priscila Schroeder Curti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, Departamento Acadêmico de Química.

Departamento Acadêmico de Química. Área de polímeros.

Publicado

07-03-2019