EFICIÊNCIA E ROBUSTEZ NA DETERMINAÇÃO DO HERBICIDA 2,4-D EM ÁGUAS SUPERFICIAIS

Autores

  • Marisa de Jesus Silva Chaves Universidade Federal do Rio Grande
  • Raphael Teixeira Verbinnen Universidade Federal do Maranhão
  • Marta dos santos Diniz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • José Lucas Martins Viana Universidade Federal do Maranhão
  • Cáritas de Jesus Silva Mendonça Universidade Federal do Maranhão
  • Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

2, 4-D, Validação de método analítico, HPLC-DAD,

Resumo

A análise de 2,4-D em águas superficiais é um assunto ambientalmente relevante devido à possibilidade real de contaminação por esse herbicida. A literatura apresenta amplamente o assunto e a cromatografia líquida é, sem dúvida, a metodologia preferida, já que não necessita de etapa de derivatização. Este artigo mostra que, além de simples, sensível e confiável, a extração em fase-sólida (SPE), seguida de cromatografia líquida e detecção por arranjo de diodos possui robustez adequada para análises de rotina no que se refere à qualidade de águas. O Teste de Youden demonstrou que o método é robusto frente à realização do procedimento experimental para diferentes analistas, temperatura da coluna e solventes orgânicos, porém sensível ao fluxo e pH da fase móvel. O método mostrou-se adequado na investigação de 2,4-D em amostras de água superficial do Rio da Prata (São Luís, MA), não tendo sido detectado nas amostras analisadas.

Biografia do Autor

Marisa de Jesus Silva Chaves, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda em Química Analítica e Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande - Laboratório de Pesquisas em Compostos Orgânicos e Metais. Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão e Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal do Maranhão. Foi bolsista de iniciação científica (UFMA) no Laboratório de Química Analítica e Ecotoxicologia (LAEC - UFMA), onde participou de projetos sobre fotodegradação de herbicida e fármacos através de testes de fotólise artificial e fotocatálise com catalisadores modificados de tungstato de bismuto, realizou validação de Metodologias Analíticas em matriz aquosa utilizando técnicas como HPLC-DAD e HPLC-MS. Atualmente desenvolve projeto sobre validação de método analítico para determinação de fármacos e produtos de cuidado pessoal em matrizes ambientais (água superficial e sedimentos).

Raphael Teixeira Verbinnen, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e mestrado em química (Química Analítica) pela Universidade Federal do Maranhão (2009). É doutor em ciências (Química Analítica e Inorgânica) pelo Instituto de Química de São Carlos - USP. Durante o período da graduação obteve experiência na área de Química, com ênfase em Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal, atuando principalmente nos seguintes temas: óleo de babaçu, sabonete e artigo de toucador. Desenvolveu pesquisa, na área de Química Analítica, estudando contaminação de água potável por hormônios sexuais femininos (estrógenos), tema de sua dissertação do mestrado. No doutorado, defendeu tese com o tema atividade estrogênica da água do rio Itapecuru (MA), desenvolvendo método para detecção de estradiol e etinilestradiol (estrógenos) em água superficial e ensaios de ecotoxicologia para verificação dos efeitos, em peixes, relativos à exposição a contaminantes causadores de desregulação endócrina.

Marta dos santos Diniz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestranda em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

José Lucas Martins Viana, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do Laboratório de Química Analítica e Ecotoxicologia (LAEC - UFMA), onde realiza trabalhos de pesquisa envolvendo avaliação biomarcadores de contaminação ambiental, ensaios de toxicidade aguda e validação de metodologias analíticas para análise de traços de contaminantes orgânicos por cromatografia líquida de alta eficiência empregando diferentes métodos de extração em matrizes ambientais, tais como água, sedimentos marinhos e tecidos animais.

Cáritas de Jesus Silva Mendonça, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1983), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Experiência na condução de Projetos de Pesquisa para Empresas e Universidade. Experiência em Sistema de Gestão da Qualidade, com ênfase na Implantação e Manutenção das Normas de Boas Praticas de Laboratório - BPL, ABNT NBR ISO/IEC 17025, com Curso e Experiência em Auditória Interna. Treinamento para pessoal de Laboratório nas Normas citadas. Experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços voltada para área de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos e Desenvolvimento e Validação de Metodologias para Analise de Contaminantes orgânicos e inorgânicos em Bebidas alcoólicas. Experiência na Área de Produtos Naturais (Extração, Isolamento, Identificação e Caracterização de Compostos - Princípios Ativos) com aplicações Farmacológicas. Experiência na área de Educação como Professora e Facilitadora.

Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco, Universidade Federal do Maranhão

Atuação em Química Analítica Ambiental com ênfase no desenvolvimento e aplicação de metodologias analíticas para determinação de contaminantes orgânicos em diversas matrizes. Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1984), com mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). É professora associada IV. Foi Diretora do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão no período 2007-2015. Atualmente realiza estudos envolvendo contaminação em ambientes marinhos (tintas antiincrustantes). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente (Mestrado Acadêmico) da UFMA.

Publicado

13-11-2018