O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF): A Experiência do IQ-UFRJ

Autores

  • Sergio de Paula Machado Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cássia Curan Turci Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nadia Maria Comerlato Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ciência sem Fronteiras, Formação do Químico, Formação Profissional.

Resumo

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi implementado em 2011, tendo como um dos principais objetivos a promoção de intercâmbio para estudantes de Graduação. Em 2016 o CsF foi praticamente extinto, principalmente no que tange ao aspecto de envolver graduandos. Embora este programa tenha sido amplamente criticado pelos mais diferentes setores da academia, a direção adjunta de graduação e os coordenadores dos cursos do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) decidiram acolhê-lo de forma positiva, contribuindo para que os seus alunos tivessem a oportunidade de uma experiência acadêmica diferenciada e única. Este trabalho apresenta os resultados deste programa no âmbito do IQ/UFRJ, considerados excepcionais quando comparados com resultados de outras Instituições de Ensino no Brasil. Estes proporcionam um olhar diferenciado sobre o programa e suas implicações na formação dos estudantes de graduação.

Biografia do Autor

Sergio de Paula Machado, Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde entrou por Concurso Público em 1988. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação (Programa de Química). Já orientou 17 dissertações de Mestrado e 8 teses de Doutorado desde 1998. Atualmente orienta 4 aluno de Doutorado, 2 alunos de Mestrado (um no Programa de Química e um no PROFQUI) e 1 alunos de Iniciação Científica. Na UFRJ ocupou o cargo de Conselheiro de Colegiados Superiores, Diretor Adjunto de Graduação do IQ-UFRJ, Coordenador dos Cursos de Química com Atribuição Tecnológica e do Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Natureza, além de fazer parte da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFRJ. Faz parte do Comitê Gestor do PROFQUI - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. É Avaliador Institucional e de curso do MEC (SISU e INEP) desde 1998. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Química (Mandatos 2004-2007, 2007-2010, 2010-2013 e 2013-2017). É sócio efeitvo da Sociedade Brasileira de Química, tendo ocupado a Diretoria da Divisão de Química Inorgânica da SBQ(2008-2010 e 2010-2012) e sendo Conselheiro Fiscal em dois mandatos (2012-2014), (2014-2016). Também é membro da American Chemical Society. Possui experiência em propriedade industrial, tendo atuado como perito da Justiça federal. É membro do Comitê Gestor do PROFQUI. Recebeu a Retorta de Ouro (CRQ III/SQEQ-RJ) em 2003, a Medalha do Mérito Acadêmica (CCMN/UFRJ) em 2003 e 2009 e três Diplomas de Serviços Relevantes Prestados a Nação outorgado pelo Conselho Federal de Química, em 2007 e 2011 e 2017 . Já foi homenageado como Patrono, Paraninfo e Professor Homenageado cerca de 15 vezes, em formaturas ocorridas no Instituto de Química, Escola de Química, Faculdade de Farmácia e Instituto de Biologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Compostos de Coordenação, e Química Bioinorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Molecular, Química Inorgânica Computacional, Química Bioinorgânica, Compostos de Coordenação, DFT, Ensino de Química.

Cássia Curan Turci, Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cássia Curan Turci é Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). Graduada em Engenharia Química (1981), Mestre em Ciências – Físico-Química pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1985), Doutora em Ciências – Físico Química pela McMaster University e Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É docente do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa em Ensino de Química – Modalidade Mestrado Profissional, ambos do IQ-UFRJ. Principais linhas de pesquisa: Estudos de excitação de camada interna através de impacto de elétrons e de luz síncrotron. Determinação da força do oscilador generalizada (FOG) através de espectros de perda de energia de elétrons com variação angular. Estudos de fotofragmentação molecular utilizando-se as técnicas de perda de energia de elétrons e tempo de voo com luz síncrotron. Ensino de Química através do eixo temático Química Ambiental. Desenvolve também muitos projetos de extensão, com ênfase em química ambiental e educação continuada. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica do IQ/UFRJ de 1999 a 2003, Vice-Diretora do IQ-UFRJ de 2000 a 2004 e Diretora do IQ-UFRJ de 2004 a 2012 (duas gestões). Coordenou de 2014 a 2016 o Programa em Ensino de Química – Modalidade Mestrado Profissional, do IQ-UFRJ. Desde julho de 2010 é Vice-Decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Em novembro de 2012, foi eleita novamente Vice-Diretora do IQ. Desde junho de 2013 atua novamente como Diretora do Instituto de Química – UFRJ, sua terceira gestão. Atualmente coordena, junto a UFRJ, o Projeto “Pró-talento: a UFRJ despertando vocações científicas” do Programa Novos Talentos (CAPES) e o Programa de Licenciaturas Internacionais 2012 – 2014 da CAPES (PLI 2012).

Nadia Maria Comerlato, Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas e a University of Wisconsin(USA) desde 1994. É professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: dmit, dmio, compostos de coordenação, 1-3-dithiole-2-thione-45-dithiolate e ab-initio.

Publicado

07-03-2019