Estudo Cinético da Descoloração do Azocorante Alaranjado de Metila por Processos Fenton na Presença de Di-hidroxibenzenos e Ácido Gálico

Autores

  • André Aguiar Unifei

Palavras-chave:

Reação de Fenton, Radical hidroxila, Di-hidroxibenzeno, Ácido gálico, Corante.

Resumo

O presente trabalho avaliou a influência de diferentes compostos fenólicos individualmente (cinco di-hidroxibenzenos e o ácido gálico) na cinética de descoloração do azocorante alaranjado de metila por processos Fenton (Fe2+/H2O2, Fe3+/H2O2). Os tratamentos foram realizados com sais de ferro, H2O2, na ausência e presença dos mediadores fenólicos. Baseados nos dados de descoloração de um estudo prévio do nosso grupo foram analisados os modelos cinéticos de 1a e 2a ordens, além do modelo alternativo BMG. Constatou-se que os compostos fenólicos aceleraram as reações promovendo maiores porcentagens de descoloração do corante alvo. As reações na presença de fenóis se adequaram bem aos três modelos propostos, com exceção do sistema Fe3+/H2O2/mediadores fenólicos para o modelo BMG, enquanto para as reações sem mediadores somente esse último modelo foi apropriado.

Biografia do Autor

André Aguiar, Unifei

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Itajubá. Graduação: Engenharia Química; Doutorado: Biotecnologia Industrial; Área de pesquisa: Tecnologias ambientais.

Publicado

07-03-2019