Análise de modelos cinéticos para a taxa de deslignificação com oxigênio no processo industrial de pré-branqueamento da polpa celulósica

Autores

Palavras-chave:

Celulose, Deslignificação, Branqueamento da polpa celulósica, modelagem

Resumo

A lignina é uma macromolécula formada a partir de três álcoois p-hidróxi-cinamílicos precursores. Esta substância está presente na polpa celulósica e diminui a alvura da mesma. Logo, ela precisa ser removida por agentes deslignificantes no processo de branqueamento da polpa celulósica. Desde a utilização do oxigênio como agente deslignificante da polpa celulósica, pesquisadores têm propostos modelos matemáticos para descrever o fenômeno de deslignificação. A bibliografia sobre modelagem matemática do processo de deslignificação com oxigênio é vasta e complexa, envolvendo conceitos cinéticos, de transferência de massa e de cálculo de reatores. Neste trabalho são apresentados um histórico do processo de deslignificação com oxigênio e um levantamento dos tipos de modelos deste processo. Analisam-se e discutem-se os níveis de complexidade de cada modelo e sua aplicabilidade, sendo os mesmos classificados segundo critérios estabelecidos neste trabalho.

Biografia do Autor

Bruno César Masson Miguel, Aluno de mestrado do programa de pós-graduação da engenharia química da UFMG.

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Esly Ferreira da Costa Junior, UFMG / DEQ (Departamento de Química)

Doutor em Engenharia Química (PEQ/COPPE/UFRJ), Mestrado em engenharia Química (DEQ/UFMG). Atualmente é professor Associado do DEQ/UFMG atuando na graduação e pós-graduação de Engenharia Química.

Publicado

13-11-2018