A Avaliação Quantitativa de Risco como ferramenta para determinação dos riscos de processos industriais

Autores

  • Gustavo Peron Mendes e Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Issa Khalil Georges Dib Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Geraldo André Thurler Fontoura Universidade Federal Fluminense
  • Fábio de Ávila Rodrigues Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

segurança de processos, avaliação quantitativa de risco, análise de consequências, dispersão de nuvem de vapor, incêndios, explosões

Resumo

Os acidentes da indústria química tiveram um impacto significativo na percepção do público sobre a segurança, impulsionando o desenvolvimento da Segurança de Processos Químicos como área fundamental nos processos de manufatura. Através da utilização de metodologias de análise de risco é possível identificar os perigos de uma instalação industrial. A liberação de materiais tóxicos, os incêndios e as explosões são os tipos de acidente mais comuns com potencial para causar perdas de vidas, danos ao meio ambiente e perdas de propriedade. Desta forma, a Avaliação Quantitativa de Risco (do inglês, Quantitative Risk Assessment ou QRA) apresenta-se como ferramenta valiosa para determinar o risco de uso, manuseio, transporte e armazenamento de substâncias perigosas. Juntamente com a modelagem de consequências, a QRA permite estimar, a partir do ponto de liberação, os efeitos de acidentes de liberação de produtos tóxicos, incêndios e explosões e suas consequências para as pessoas e para o meio ambiente. Este artigo tem como objetivo apresentar a Avaliação Quantitativa de Riscos como uma ferramenta para determinar os riscos dos processos na indústria.

Biografia do Autor

Gustavo Peron Mendes e Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016) com Graduação Sanduíche em 'Chemical and Process Engineering' pela University of Surrey, Reino Unido (2013). Atualmente cursando Mestrado em Engenharia Química pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em Processos Industriais, estudando a utilização de ferramentas de simulação de processos químicos aplicada à Segurança de Processos.

Issa Khalil Georges Dib Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes. Atualmente é especialista de produto (application): Ultrassom, na Medtec Equipamentos Médicos Hospitalares.

Geraldo André Thurler Fontoura, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1987), graduação em Bacharel em Química pela Universidade Federal Fluminense (1990), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Gerente de Meio Ambiente da Bayer S.A. e professor adjunto do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. Foi professor convidado dos cursos de pós-graduação: em Química Ambiental (IQ/UERJ), Gestão Ambiental com Ênfase em Petróleo e Gás (Instituto SENAI de Educação Superior), Programa de Pós-graduação Executiva (COPPE/UFRJ) e MBA Internacional em Gestão Ambiental (PROENCO Brasil). Executa atividades como membro-coordenador da Comissão de Estudos de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Comitê Brasileiro de Química (CB10) da ABNT, além de participação na Comissão Técnica do Atuação Responsável da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), no Comitê de Bacia da Baía de Guanabara e da Comissão de Meio Ambiente do SIQUIRJ - Sindicato das Indústrias Químicas do Rio de Janeiro.

Fábio de Ávila Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlandia (2005). Possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, Especicalização em Engenharia de Campo- Construção e Montagem pelo Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás Natural realizada na Faculdade de Engenharia de Mecânica da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em modelagem, simulação, anállise e síntese de processos quimicos.

Publicado

06-09-2018