Isolation and identification of phenolic compounds from Eryngium glaziovianum stem by Countercurrent Chromatography with off-line HPLC-DAD detection

Roberto Carlos Campos Martins

Resumo


O extrato bruto hidroalcoólico do caule da espécie Eryngium glaziovianum (Apiaceae) foi fracionado por Cromatografia Contracorrente (CCC) usando um sistema de solvente de duas fases composto por n-hexano-acetato de etila-metanol-água (0,5: 6: 0,5: 6, v/v) no modo de eluição normal. As frações obtidas por CCC foram analisadas e parcialmente caracterizadas por HPLC-DAD off-line permitindo a identificação de uma mistura de isômeros dos flavonoides glicosilados quercetina 3-O--D-galactopiranosídeo e quercetina 3-O--D glucopiranosídeo, além dos ácidos fenólicos clorogênico e 3,4-dicafeoilquínico. Estas substâncias foram totalmente caracterizadas através da minuciosa análise de seus espectros de ESI-MS/MS e RMN 1D e 2D. Assim, CCC demonstrou ser uma técnica eficiente e rápida para a separação e purificação de metabolitos secundários de fontes naturais e sua combinação com a detecção HPLC-DAD off-line permitiu a análise precisa das frações e a caracterização parcial das substâncias fenólicas.

Palavras-chave


Eryngium glaziovianum, flavonoides, substâncias fenólicas, Cromatografia contracorrente, HPLC-DAD off-line

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online