Estudo de cinética e equilíbrio de adsorção empregando a casca do coco modificada quimicamente para a remoção de Pb (II) de banho sintético

Autores

  • José Eduardo da Silva Departamento de Química, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Francisco Idelbrando Lima Rodrigues Departamento de Química, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Sara Nóbrega Pacífico Departamento de Química, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Leonardo Félix Santiago Departamento de Química, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Celio Rodrigues Muniz Departamento de Química, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Gilberto Dantas Saraiva Departamento de Química, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Ronaldo Ferreira do Narcimento Universidade Federal do Ceará, Departamento de Química Analítica e Físico Química Campus do Pici, Centro de 15 Ciências, Bloco 940-CEP: 60451-970, Fortaleza, Ceará.
  • Vicente de Oliveira Sousa Neto Departamento de Química, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Palavras-chave:

Cinética de adsorção, Casca do coco, Chumbo

Resumo

Atualmente o setor industrial que emprega o metal chumbo na sua produção, tais como fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições. Tem causado grande contaminação em efluentes industriais. Diante desses problema, vários métodos vem sendo aplicado para reduzir a concentração desse metal tóxico. A adsorção é um fenômeno de superfície que envolve a transferência de uma espécie química da solução para a superfície do adsorvente. Tal processo tem sido empregado com sucesso na remoção de poluentes devido ao seu baixo custo de obtenção e manutenção (considerando seu reuso). O objetivo deste trabalho é obter um bioadsorbente de baixo custo com capacidade para remover íons Pb+2. A modificação foi através de uma reação de polimerização controlada em meio sulfúrico empregando formaldeído como reagente de partida. No estudo cinético aplicou-se os modelos cinéticos de Pseudo Primeira Ordem, Pseudo Segunda Ordem e o modelo de Elovich. No estudo de mecanismo aplicou-se os modelo de Webber Morris e Boyd. No estudo de equilíbrio foi empregado os modelos de Langmuir, Temkin e Freundlich.

Biografia do Autor

José Eduardo da Silva, Departamento de Química, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Departamento de Química, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), área de química Ambiental e Físico-Química.

Publicado

13-11-2018