D-GLICOSE UMA BIOMOLÉCULA FASCINANTE: HISTÓRIA, PROPRIEDADES, PRODUÇÃO E APLICAÇÃO

Autores

  • João Rufino Freitas Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Juliano Carlo Rufino Freitas Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Sítio Olho D’agua da Bica, s/n, 58175-000, Cuité, PB, Brasil.
  • Rayane de Oliveira Silva Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Sítio Olho D’agua da Bica, s/n, 58175-000, Cuité, PB, Brasil.

Palavras-chave:

Carboidratos, D-glicose, Propriedades da D-glicose, Aplicações da D-glicose.

Resumo

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na Terra e anualmente são produzidos aproximadamente 200 bilhões de toneladas desses compostos pelas plantas superiores e algas.Dentre os inúmeros compostos classificados como carboidratos, a D-glicose é de longe o monossacarídeo mais abundante. AD-glicose é um dos poucos carboidratos de baixa massa molecular, economicamente atrativo, produzido em larga escala e propenso a modificações estruturais para a produção de novos compostos.A D-glicose é utilizada nos mais variados setores industriais, tais como: no alimentício, farmacêutico, cosmético, químico dentre outros. Diante disto, é justificável o aumento anual da demanda de D-glicose, na qual ela pode ser obtida por distintos processos industriais, como a hidrolise ácida e a hidrólise enzimática.Em função da relevância da D-glicose, este artigo apresenta uma revisão sobre a história, as propriedades, a produção e biossíntese deste composto.

Biografia do Autor

João Rufino Freitas Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

João Rufino de Freitas Filho é doutor em química pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é professor de Química Orgânica do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Juliano Carlo Rufino Freitas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Sítio Olho D’agua da Bica, s/n, 58175-000, Cuité, PB, Brasil.

Juliano Carlo Rufino de Freitas é doutor em química pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é professor de Química Orgânica do Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande.

Rayane de Oliveira Silva, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Sítio Olho D’agua da Bica, s/n, 58175-000, Cuité, PB, Brasil.

Rayane de Oliveira Silva é aluna do mestrado do Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

06-09-2018