Ácido Benzóico

Autores

  • Pedro Henrique Ramos de Oliveira UFRJ - IPPN
  • Raísa Da Rocha Reis UFF

Palavras-chave:

ácido benzóico, síntese industrial, aplicações industriais, conservantes, nylon.

Resumo

O ácido benzóico é um composto de interesse industrial e sintético. Possui grande aplicação na indústria de alimentos, sendo utilizado, por exemplo, na produção de conservantes. Na indústria de materiais também participa do processo de obtenção do nylon. Este artigo apresenta o principal processo de síntese industrial do ácido benzóico e algumas reações envolvendo essa substância, além das suas aplicações e toxicidade.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Ramos de Oliveira, UFRJ - IPPN

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Mestrado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é bolsista de Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPN-UFRJ) onde vem conduzido estudos de desenvolvimento de reações assimétricas organocatalisadas em condição de fluxo contínuo.

Raísa Da Rocha Reis, UFF

Mestre em Química pelo programa de pós-graduação em Química da UFF, Atualmente doutorando pelo mesmo programa.Formado em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense(2010). Desenvolve o projeto de doutorado na área de síntese Orgânica, com ênfase em quinolonas,heterociclos e quinonas

Publicado

13-01-2018

Edição

Seção

Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos