Metabolômica do Exercício Físico: Uma Poderosa Ferramenta de Avaliação

Antonio Luís dos Santos Lima, Celso Sooma Sasaqui, Keila dos Santos Cople Lima, Roberto Barbosa Sousa, Nicolis Amaral de Araújo, José Carlos Costa da Silva Pinto

Resumo


Este trabalho procura determinar um perfil metabólico em atletas, relacionando a condição metabólica no soro sanguíneo e plasma com variáveis controladas, tais como esforço físico, idade dos atletas e sexo. Para isso, os métodos cromatográficos (CG-EM e CLAE-EM) são usados para separar, identificar e quantificar metabolitos no soro sanguíneo. A análise estatística multivariada usando a análise de componentes principais (PCA) e a projeção de quadrados para estruturas latentes e discriminantes técnicas de análise (PLS-DA), identificando alguns metabólitos relacionados ao sexo e o esforço dos atletas. Isso mostra o potencial de usar a metabolômica para identificar e relacionar metabólitos com a variedade de incógnitas que podem interferir com o desempenho do atleta.

Palavras-chave


cromatografia, PCA, PLS-DA, metabólitos, atletas



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online