Avaliação da Toxicidade e Comportamento Geoquímico do Chumbo em Solos Contaminados de Santo Amaro da Purificação (BA) após Atenuação por Fósforo

Ricardo E. Santelli

Resumo


A cidade de Santo Amaro da Purificação (BA) foi contaminada por mais de 30 anos com escórias de uma fundição de Pb. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o grau de contaminação por chumbo em solos coletados próximos à metalúrgica, assim como avaliar a toxicidade proporcionada por chumbo nestes solos e identificar a distribuição geoquímica do Pb nestes solos antes e após o tratamento com diferentes fontes de fósforo. Os solos foram remediados com a aplicação de KH2PO4 e rocha fosfatada. Após 120 dias de experimento, os resultados confirmam a eficácia do sal KH2PO4 como atenuante da ecotoxicidade do Pb e a migração deste metal de frações lábeis para frações geoquímicas mais recalcitrantes do solo.

Palavras-chave


Remediação do solo; poluição por chumbo; biodisponibilidade de chumbo.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online